Agora, a virada!

Agora que a segunda fase do Vestibular Unesp está encerrada e que tudo correu como você esperava, resta aguardar os resultados, após a virada do ano. A palavra virada, especialmente na expressão virada do ano, parece um tanto coloquial, mas é bastante expressiva para caracterizar a expectativa, de um ano para o outro, das mudanças de tempo, de rumo, de realizações. Foi bastante empregada, aliás, quatorze anos atrás, na expressão Virada do Milênio.

O ano novo encerra sempre uma esperança e uma promessa: a esperança de que os próximos doze meses tragam uma bela alteração em nossas vidas, que nos encaminhará para uma situação bem melhor; e a promessa, nossa, de não perdermos as novas oportunidades que surgirem. O sucesso de um indivíduo na sociedade está na razão direta das oportunidades que sabe aproveitar.

Você, evidentemente, foi muito bem na segunda fase e conta com a aprovação. Sobretudo, merece a aprovação. Talvez ainda não tenha encerrado seus vestibulares, tendo alguns outros para fazer, com a mesma esperança de sair-se bem e ser aprovado, para poder ter a satisfação de, ponderando as possibilidades, o futuro e sua situação atual, escolher a instituição adequada e o curso que melhor satisfaça seu desejo.

Essa será, portanto, a guinada de sua vida. Fazendo um trocadilho, você sairá de uma missão comprida para os resultados de uma missão cumprida. O curso universitário trará realmente mudanças radicais em seu modo de viver, que os intelectuais costumam chamar, alatinadamente, modus vivendi. Todas essas alterações, porém, serão positivas, não se tratará mais de lutar para passar, mas de lutar por adquirir condições de exercer sua carreira, sua independência, sua cidadania, seus ideais, toda a sua vida, enfim.

Relaxe um pouco. Aproveite as festas de Natal e Ano Novo, certo de que o futuro que se aproxima será bom e lhe oferecerá as oportunidades para cuja conquista você demonstrar vontade, competência e garra.

Lembrando de uma bela série de filmes, nada melhor, neste final de ano, que lhe dizer, de todo o coração: Que a Força esteja com você!

 

Deixe um comentário