Seu idioma, seu passaporte

No momento em que você toma as providências para matricular-se e iniciar seu curso universitário, vale lembrar algo muito importante, tão importante que já representou parte de sua aprovação nos exames e, no futuro, representará muito mais: seu idioma.

Realmente, o domínio do idioma, em qualquer país e por qualquer profissional é meio caminho andado para o sucesso. Um discurso oral bem estruturado e um discurso escrito claro e eficiente, de acordo com a norma-padrão, tornam-se ao profissional verdadeiros passaportes para o sucesso. Assim como as roupas que usa e os comportamentos que assume, todo profissional não deve descuidar-se do discurso. Você pode até retrucar que conhece profissionais universitários que se expressam mal. Claro que existem, mas esses não constituem o melhor modelo e, por certo, enfrentam muitos problemas pela carência de uma expressão mais adequada. O desenho ideal que você faz de você em seu futuro com certeza não é esse.

Então, qual é? Você se imagina, no momento em que estiver assumindo uma carreira em que acabou de formar-se, uma pessoa com presença, com porte, com atitude, vestindo-se de modo adequado a seu trabalho e usando de um discurso, quer oral, quer escrito, capaz de demonstrar quem você é, o que você sabe, de que você é capaz para cumprir cada uma de suas tarefas.

Por tudo isso o domínio de seu idioma é essencial. Uma pessoa que fala bem impressiona seu interlocutor, quer tenha este igual ou inferior domínio de discurso. Se tiver igual, o reconhecerá como igual; se tiver inferior, admirá-lo-á por sua maior capacidade.

Além de tudo isso, não se pode negar que há uma fortíssima relação entre o domínio do idioma e a capacidade de compreender conteúdos das mais diferentes disciplinas, inclusive nas ciências exatas. É possível equivocar-se na solução de um problema de Física por não compreender adequadamente o significado de uma palavra ou expressão; ou do próprio enunciado como um todo.

Assim, ao iniciar seu curso universitário, seja este qual for, não deixe de continuar exercitando e aumentando sua capacidade de expressão oral e escrita. E continue enriquecendo seu vocabulário. Em conjunto, constituem seu passaporte para uma formação mais eficiente e uma carreira de maior sucesso.

Desejamos toda a felicidade a você. E um excelente discurso.

 

Deixe um comentário