Dúvidas? Use o Blogue

Os vestibulandos de duas décadas atrás, quando a internet ainda era precária, tinham um trabalho muito grande para aprofundar-se em determinados conteúdos. Além das lições recebidas em classe e das dúvidas manifestadas aos professores, valiam-se da leitura de apostilas de diferentes preparatórios, das livrarias e dos sebos, em que podiam encontrar um ou outro livro usado a preço razoável. Não era fácil, portanto, ultrapassar as dificuldades surgidas ao longo dos estudos e, principalmente, aquelas de última hora, que nos fazem sofrer mais porque imaginamos que com certeza surgirão em algumas questões.

Hoje, época máxima da tecnologia da comunicação, com os pecês, os celulares e os tablets e a internet, tudo ficou muito mais fácil e operacional. São dezenas ou talvez centenas de sites e blogues sobre vestibulares, sem falar nos mais numerosos ainda dedicados a conteúdos dos ensinos fundamental e médio. Você pode localizar com facilidade qualquer prova de qualquer vestibular dos últimos vinte anos e fazer simulações. Há até sites dedicados a essas simulações. A própria escola facilita esse tipo de consulta, ao longo do ensino, para que os estudantes naveguem cada vez com mais facilidades por todos os conteúdos de vestibulares na rede.

O que poderia ser a grande solução, no entanto, para alguns se torna um problema. São tantas as facilidades para resolver dúvidas na net, que por vezes o candidato acaba por não fazer nenhuma consulta, considerando que já sabe tudo e que as lições via rede são por demais repetitivas para trazerem alguma contribuição de peso ao desempenho nas provas. A maioria dos candidatos, porém, considera todas essas fontes com muita seriedade, faz consultas  a todo instante e o lucro acaba se tornando evidente no resultado final dos exames.

É claro que você pertence ao segundo tipo de estudantes, que procura com firmeza e determinação todas as fontes, todas as possibilidades de aprender mais um pouco, de resolver mais uma dúvida, pois sabe que, em se tratando de vestibulares ou concursos em geral, alguns centésimos podem fazer a diferença para a classificação final.

Este Blogue se enquadra entre as fontes úteis. Foi inteiramente planejado para dirimir o máximo possível de dúvidas dos candidatos e também para aconselhá-los a assumir as atitudes mais adequadas em seus estudos e durante as provas. Você é nosso alvo, encarna nosso objetivo de auxiliar o máximo possível em termos de desempenho. Por isso, agora que está na reta final de seu vestibular, nunca é demais lembrar que um passeio pelos numerosos artigos aqui postados pode trazer a ajuda de que precisa, resolver a dúvida que o incomoda, acrescentar um pouco mais de conhecimento ao muito que já conseguiu acumular.

Faça isso. Percorra os artigos postados neste e em outros Blogues sobre vestibulares e, com certeza, encontrará muitas vezes, surpreso, soluções há muito buscadas, correções para alguns enquadramentos errados que você fazia deste ou daquele conteúdo, sugestões para escolher as formas mais adequadas de formular suas respostas, escrever sua redação, enfim, apresentar aquele desempenho acima da média, necessário para uma classificação tranquila.

Dá para perceber que concursos e vestibulares são comparáveis a esportes: é preciso muito preparo físico, muita estratégia, muita força de vontade, determinação e esperança — sempre é possível vencer o jogo de basquete com uma última cesta, ou o de futebol com um gol salvador no último segundo dos descontos. Acredite sempre que você nasceu para vencer!

 

Deixe um comentário