Na prova: confiança e tranquilidade

Você tomou todas as providências necessárias para estar neste momento onde está. Estudou anos e anos. Sonhou e idealizou seu curso. Sacrificou-se, renunciou a muita coisa. Dedicou dias e noites a um esforço contínuo para eliminar dúvidas, ampliar áreas de conhecimento. Agora, nos últimos tempos, elaborou uma verdadeira estratégia para chegar, passo a passo, aonde se encontra neste momento, sentado, ouvindo as últimas orientações e aguardando a entrega da prova. Para alguns, este é um momento de tensão, de nervosismo. Que não o seja para você, que seja um momento de felicidade. Que seja o momento em que conquista mais uma vitória. Pense assim: venci sempre até hoje e vou vencer mais. Cheguei até este ponto, porque mereci, e vou demonstrar que mereço ir muito mais adiante, com meu resultado nas provas.

As palavras-chave são, portanto, confiança e tranquilidade. Ao longo do tempo desenvolveu-se todo um folclore a respeito dos exames vestibulares, descrevendo a hora das provas como momento de máxima tensão, nervosismo, preocupação. Errado. A hora das provas é de realização pessoal, de certeza de dever cumprido e confiança na capacidade de apresentar um desempenho ótimo. Você está aqui porque mereceu estar e tem competência e determinação para seguir muito mais adiante. Acredite e relaxe, mobilize toda a sua energia para o objetivo de um desempenho perfeito. Sua prova não será resultado do acaso, não será uma loteria, será um documento, um atestado claro e preciso do que vem demonstrando ao longo do tempo e continuará demonstrando por toda a sua vida futura.

Chegou o momento. Respire fundo, uma, duas, três vezes. Sinta o local em que está como positivo, como um ambiente estimulante para atingir os melhores resultados. Sorria, porque o sorriso não é apenas um sintoma de bem-estar, é também uma atitude afirmativa, que intensifica seu otimismo. E mãos à obra. A prova está aí e você, com toda a certeza, apresentará um excelente desempenho. Valeu todo o esforço!

 

Leave a Reply