Formar-se é se formar

Jovens como você sonham com a aprovação nos exames vestibulares, considerando os quatro ou cinco anos do curso como a preparação para, uma vez formados, tornarem-se grandes profissionais, que obterão com seu trabalho uma vida confortável, com qualidade, bem como o respeito e a admiração dos amigos e familiares. Este é o sonho de todos. Este é o seu sonho.

É preciso, no entanto, abrir um pouco mais esse horizonte para que sua visão possa detectar aspectos igualmente importantes, sem os quais você não conseguirá atingir plenamente tudo aquilo que almeja. O principal desses aspectos é que você não é um ser isolado, vive em uma sociedade que propicia os elementos necessários para que sobreviva e possa atingir seus objetivos, uma sociedade para a qual, por isso mesmo, você deve também sua parcela de contribuição.

O homem é um ser social. Você já ouviu esta frase muitas vezes, compreendeu o que significa, mas deve continuar refletindo sobre ela ao longo de toda a sua vida. Viver em sociedade significa viver em interdependência com as outras pessoas, significa que tudo o que um indivíduo faz interfere em maior ou menor grau naquilo que fazem todos os demais. Se as ações de todos fossem boas, a sociedade seria plenamente beneficiada e a existência de cada um inteiramente feliz.

Você sabe que não é isso exatamente o que aconteceu ao longo da História, nem tampouco o que acontece hoje. Vivemos num mundo em que nos meios de comunicação se faz propaganda da boa vida, do conforto, da alegria, da felicidade, quando de fato as pessoas estão em permanente tensão entre o que desejam, o que sonham e o que lhes apresenta a realidade. Fome, desnutrição, doenças, poluição ambiental, delinquência, tráfico de drogas, corrupção em empresas, em órgãos públicos, na política e na administração do país. O egoísmo, as ambições desenfreadas, o desrespeito à pessoa humana grassam como epidemia no planeta, tornando o mundo atual um ambiente de sofrimento para a maioria da população, que não consegue atingir poder aquisitivo suficiente para garantir uma existência digna.

Tudo isso ocorre porque muitos indivíduos, por motivos os mais variados, não compreendem o fato fundamental de que a vida em sociedade deve sempre objetivar o bem-estar de todos, e não apenas o deles próprios. Todos os problemas apontados poderiam não existir ou ser reduzidos a índices mínimos, se a maioria agisse sempre na busca do benefício para a coletividade, com a convicção de que todos os seres humanos, de todos os países, independentemente de raça, credo político ou religioso, têm direito a uma vida plena sobre a terra.

Por tudo isso, acrescente a seus sonhos de realização pessoal, ao longo de sua formação no curso, o de contribuir para que um número cada vez maior de indivíduos possam atingir o sucesso que você tiver atingido e para que a Terra faça uma espécie de volta às origens apontadas por todas as religiões e pelos poetas: um verdadeiro paraíso em que a própria ideia de infelicidade não existe. Os seres humanos, em sua evolução e história, acabaram degradando esse paraíso original até atingir o nível atual de um planeta assolado por todo o tipo de males e perigos, inclusive o da própria extinção da vida pela violenta poluição ambiental e pelo efeito estufa. Você sabe disso. Sabe que ninguém pode ser inteiramente feliz num mundo em que à maioria das pessoas é negado o acesso ao próprio caminho da felicidade, um mundo cuja extinção já se vislumbra nas pesquisas dos cientistas de todo o mundo.

Atingir a formação num curso universitário, portanto, é algo ainda mais amplo e mais nobre do que se imagina usualmente. E isto, em função do estado em que a sociedade humana se encontra, cria ainda uma maior responsabilidade em cada estudante do ensino superior. A busca da realização e da felicidade tem de deixar de ser um ato individual para tornar-se um ato coletivo. São estes os verdadeiros significados de palavras como cidadão e cidadania, que orientam a formação dos estudantes em todos os níveis.

Pense nisso. Pense que o que tem e o que obtém são dados pela sociedade e que a todos deve ser facultada a mesma oportunidade que você teve. É isso o que busca significar o título deste artigo: Formar-se é se formar.

 

Leave a Reply