Meio de Ano: 465 vagas

Agora estamos muito perto. No próximo dia 16 será iniciado, via internet, o processo de inscrição para o Concurso Vestibular Unesp Meio de Ano 2012. São 465 vagas, distribuídas pelas seguintes áreas e unidades da Unesp:

Área de Ciências Biológicas

Agronomia – integral – FE/Ilha Solteira – 40 vagas
Agronomia – integral – Registro – 40 vagas
Zootecnia – integral – Dracena – 40 vagas
Zootecnia – integral – FE/Ilha Solteira – 40 vagas

Área de Ciências Exatas

Engenharia Ambiental – integral – Sorocaba – 60 vagas
Engenharia Civil – integral – FE/Ilha Solteira – 40 vagas
Engenharia de Controle e Automação – integral – Sorocaba – 40 vagas
Engenharia de Produção – noturno – FE/Bauru – 40 vagas
Engenharia Elétrica – integral – FE/Ilha Solteira – 40 vagas
Engenharia Mecânica – integral – FE/Ilha Solteira – 40 vagas

Área de Humanidades

Geografia – Bacharelado e Licenciatura – noturno – Ourinhos – 45 vagas

Como de praxe, os exames serão realizados em duas fases, a primeira no dia 3 de junho e a segunda nos dias 23 e 24 de junho. É uma grande oportunidade para aqueles candidatos que, com o esforço despendido nos últimos anos, estiveram muito próximos de obter aprovação nos vestibulares do início do ano. E os cursos oferecidos são excelentes, oferecendo os mesmos padrões de qualidade que fizeram da Unesp uma das mais importantes universidades públicas brasileiras. Vale lembrar que o vestibular de meio de ano da Unesp foi criado em virtude da data de implantação de novas unidades e dos próprios cursos.
Em 2011 houve recorde de inscritos no meio do ano, com 12.375 candidatos disputando 510 vagas, estimando-se uma procura ainda maior em 2012. Esta grande procura se deve, entre outros fatores, à alta qualidade dos vestibulares da Unesp, fundamentados nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e na Proposta Curricular do Ensino de São Paulo: as provas têm caráter abrangente e visam avaliar as competências dos candidatos como um todo, sem apelo a dados de memorização. Por este motivo, entre os inscritos não são poucos os chamados treineiros, candidatos que ainda não encerraram o ensino médio e pretendem avaliar suas possibilidades futuras, como também candidatos que, em pleno preparo para os vestibulares de final de ano, buscam verificar o quanto ainda falta para estarem nas condições pretendidas. São fatos perfeitamente normais, que ocorrem na maioria dos grandes vestibulares, como o demonstra a própria criação do termo treineiro, ocorrida há muitos anos. Tratando deste fato com seriedade, a Unesp oferece aos treineiros a possibilidade de passar para a segunda fase dos exames, bem como, nos resultados finais, conhecer o ranking em que estariam colocados. Assim também, para evitar problemas em termos de matrículas, a resolução que regulamenta os Vestibulares Meio de Ano da Unesp exige que os candidatos classificados na lista final declarem, no horário e forma estabelecidos pela Vunesp, seu interesse pela vaga. Sem esta declaração de interesse, não serão convocados para a matrícula.
Está aí uma nova e valiosa oportunidade para você. Não deu certo no começo do ano, dará agora. O negócio é arregaçar as mangas, continuar intensamente o preparo e prestar os exames. Seu sucesso está muito próximo.

Deixe um comentário