Um vestibular concorrido e elogiado

Aplicada a primeira fase do Vestibular Unesp 2012, todos estamos satisfeitos com o trabalho realizado. Foram 91.884 candidatos inscritos, com aumento de 14,4% em relação ao de 2011, o que representa um crescimento realmente impressionante de postulantes às 6.629 vagas oferecidas pela Universidade. Vale observar que, do total de candidatos, 1.659 são “treineiros”.

Maior satisfação, todavia, surge do fato de que tanto os candidatos como os professores do Ensino Médio e de cursos preparatórios elogiaram as questões desta primeira fase, sendo opinião geral que se trata de uma prova com ótima apresentação visual, bem dosada e sem complicações. Uma prova, segundo os especialistas, exigente e justa, capaz de avaliar adequadamente os candidatos para selecionar os que irão para a segunda fase. Desde que a Unesp adotou como base para seus vestibulares os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, as provas adquiriram maior flexibilidade e abrangência em termos de conteúdos. O resultado positivo dessa mudança se espelha na própria opinião dos vestibulandos.

Agora é esperar, mas não parar, porque a luta continua. A maioria dos candidatos não se limita a fazer um só vestibular, procura aproveitar ao máximo possível o calendário dos vestibulares de grandes universidades, para obter numa delas a tão sonhada vaga. Deste modo, enquanto esperam o resultado da primeira fase da Unesp, já estão com toda a atenção voltada para os exames que prestarão ao longo dos próximos meses.

Bom estudo e boa sorte a todos!

 

Leave a Reply