Antes dos exames: dez atitudes úteis

Aproximando-se o momento dos exames, vale a pena apontar algumas atitudes que podem ajudar você nesse momento tão importante:

 

1. Não exagere na dose – Os poucos dias de que você dispõe até o momento das provas têm de ser vividos com calma e ponderação. Não cometa exageros, nem no ritmo do estudo, nem tampouco em outras atividades que possam, pelo excesso, trazer algum tipo de perturbação a você às vésperas dos exames.

2. Cuidado com os conselhos milagrosos – Há todo um folclore no tocante aos exames vestibulares sobre meios de atingir um desempenho fora do comum. Alguns conselhos a este respeito chegam a ser absurdos, verdadeiramente hilários, e só podem representar prejuízo aos candidatos. Não acredite em soluções milagrosas. Acredite na regularidade do esforço com que chegou a este ponto.

3. Cuide de seu estado físico – É unânime entre os professores que o estado físico do candidato é algo muito importante antes e durante os exames. Por isso cuidado com atividades que possam trazer qualquer prejuízo a esse respeito. Cuide de seu corpo e, se tiver alguma desconfiança a respeito de sua saúde, consulte o médico da família. É o profissional competente para dar-lhe os melhores conselhos a este respeito.

4. Mantenha sua rotina – Uma das maneiras de evitar atrapalhos às vesperas dos exames é manter a rotina. Cada um de nós tem uma rotina, criada e desenvolvida segundo seu próprio temperamento, seu modo de ver as coisas, de enfrentar os problemas do dia a dia. Não é hora aconselhável de tentar estabelecer mudanças radicais nesse sentido.

5. Últimas revisões com objetividade – É claro que, mesmo faltando apenas alguns dias para as provas, você pensará em fazer revisões desta ou daquela matéria. Normalíssimo. Cuide, no entanto, de fazer isso com ponderação e tranquilidade. Procure revisar apenas aqueles pontos em que você possa resolver algumas dúvidas e garantir acertos, caso haja questões sobre o assunto na prova. Se tentar revisar tudo, não revisará nada.

6. Planeje o desempenho nas provas – Já foi sugerido mais de uma vez neste Blogue que o desempenho nas provas pode e deve ser planejado. Uma prova com certo número de questões objetivas, por exemplo, deve ser realizada durante determinado tempo. Vale a pena planejar o uso desse tempo, e o melhor meio para isso será a simulação com provas anteriores. Se você já fez isso, está realmente preparado para usar da melhor forma o tempo da prova.

7. Ponha a tensão a seu serviço – Em qualquer atividade de nossas vidas, certa tensão nos acompanha. É o reflexo da responsabilidade que colocamos em nosso desempenho. Prestar exames, de fato, implicando um aumento da responsabilidade, traz também um aumento dessa tensão. Esse aumento de tensão é ruim? Claro que não. Podemos utilizar positivamente a tensão, fazê-la trabalhar para nós,  colocá-la a nosso serviço, por exemplo, focalizando com mais atenção os enunciados das questões, relendo partes desses enunciados para evitar equívocos, enfim, revisando as respostas e o preenchimento do gabarito. A tensão, deste modo, será seu melhor auxiliar contra qualquer lapso ou distração que possa ter no transcorrer da prova.

8. Atenção para datas e horários – Este é um conselho prático, muitíssimo prático, mas igualmente muitíssimo útil. Datas e horários são dados inflexíveis, não permitem exceções. Todos os anos há candidatos que perdem provas por chegarem atrasados. Isso não pode acontecer a você. É melhor chegar duas horas antes no local da prova do que deixar para chegar “em cima da hora”. Em matéria de horários, não arrisque. A Lei de Murphy é cruel, quando diz que se alguma coisa pode dar errado, dará: um ônibus que tem um acidente, um defeito no motor, uma tempestade com enchente, um congestionamento, uma passeata de grevistas, tudo pode acontecer a qualquer momento. Não vale a pena, nesse caso, desafiar o azar. Desconfie e chegue sempre antes, muito antes.

9. Otimismo, sempre – Mantenha permanentemente atitude otimista. Todos os vencedores são grandes otimistas, acreditam que irão vencer e, por isso, fazem o que é necessário para vencer. Você está fazendo tudo para vencer. Acredite em você. Acredite que vencerá.

10. Seja você mesmo – Como síntese de todas sugestões apresentadas acima, atente para esta última: seja você mesmo. Você tem um modo, um estilo, uma maneira de ser. Continue com ela, pois foi ela que o trouxe vitoriosamente até este ponto. E com ela obterá novas vitórias.

 

É isso aí. Quanto ao mais, os responsáveis por este Blogue desejam a você toda a felicidade do mundo na hora de seus exames.

 

Deixe um comentário