Vestibular Unesp Meio de Ano

O Vestibular Unesp Meio de Ano 2011 teve suas normas aprovadas no dia 30 de março, pela Resolução Unesp nº. 16. Você encontrará essas normas e o calendário no site da Vunesp. Leia com atenção e prepare-se. São 510 vagas em diferentes câmpus nos seguintes cursos:

1. ÁREA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Agronomia – integral – FE/Ilha Solteira – 40 vagas

Agronomia – integral – Registro – 40 vagas

Zootecnia – diurno – Dracena – 40 vagas

Zootecnia – integral – FE/Ilha Solteira – 40 vagas

2. ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS

Engenharia Ambiental – integral – Sorocaba – 60 vagas

Engenharia Civil – integral – FE/Ilha Solteira – 40 vagas

Engenharia de Controle e Automação – integral – Sorocaba – 40 vagas

Engenharia de Produção – noturno – FE/Bauru – 40 vagas

Engenharia Elétrica – integral – FE/Ilha Solteira – 40 vagas

Engenharia Mecânica – integral – FE/Ilha Solteira – 40 vagas

3. ÁREA DE HUMANIDADES

Geografia – bacharelado e licenciatura – diurno – Ourinhos – 45 vagas

Geografia – bacharelado e licenciatura – noturno – Ourinhos – 45 vagas

Como você verificará na Resolução nº. 16, os dois vestibulares anuais da Unesp seguem o mesmo padrão: duas fases, sendo a primeira constituída de uma prova de Conhecimentos Gerais e a segunda de uma prova de Conhecimentos Específicos e Redação. Tais provas têm por objetivo selecionar candidatos capazes de articular ideias de modo coerente, compreender ideias, relacionando-as, expressar-se com clareza, conhecer o conteúdo do currículo da educação básica do estado de São Paulo. A primeira fase, realizada em testes de múltipla escolha, selecionará os candidatos que participarão da segunda fase.

Primeiro conselho deste blogue: examine as provas dos dois últimos vestibulares da Unesp, fazendo primeiramente uma simulação, para verificar como anda seu desempenho, e depois estudando atentamente a própria filosofia das provas, que se revela no modo pelo qual são encaminhadas as questões. Ouvimos sempre alguém dizer que existe estilo para tudo: estilo para vestir, estilo para andar, estilo para correr, estilo para nadar, estilo para pentear os cabelos. Isso não deixa de ser verdade, assim como existe estilo até para os exames vestibulares. Os exames vestibulares da Unesp têm, sim, seu próprio estilo, de sorte que o candidato deve analisá-los para detectar o que se chama, em linguagem acadêmica, de modus operandi. Conhecer a filosofia, o espírito, o estilo de um exame vestibular representa uma imensa vantagem para o candidato.

Segundo conselho, muitas vezes já repetido neste blogue: atente para os temas de redação que ocorrem tradicionalmente nos vestibulares da Unesp: são todos voltados para a realidade imediata, para a experiência concreta dos candidatos. Se você observar a realidade atual do país e do mundo, com certeza vislumbrará muitos possíveis temas das redações. Neste caso, sempre será bom escrever redações a respeito, simulando as propostas de exames vestibulares. Essa prática de escrever sobre temas do cotidiano aperfeiçoará sua capacidade de produção de textos.

Muita atenção para o período de inscrições, que vai de 2 a 20 de maio próximo, sem esquecer também que as inscrições serão feitas exclusivamente pela Internet (www.vunesp.com.br).

Muito esforço, determinação e boa sorte!

7 Responses to “Vestibular Unesp Meio de Ano”

  1. Regina says:

    Estudo muito, eu quero a UNESP!
    Parabéns pelo blog, adoro vocês

  2. Regina says:

    Parabens!
    Adoro as dicas

  3. Sarah says:

    Oi, gostaria de saber a nota de corte de eng. mecânica, pois vou prestar agora no meio do ano e quero muitoo passar!!hehe
    Obrigada!!

  4. Marques says:

    Eu gostaria de saber a nota de corte de engenharia em controle e automação no ano passado. *-*

  5. Royce Elk says:

    Hola que tal? Estoy aprendiendo espanol y me ha sido recomendadada su web. El pagina web es muy bonito y me ha ayudado a aprender espanol para mi examen! Muchas gracias amigo/a!

  6. Interesante página web! Estoy aprendiendo espanol. Gracias por ti, me ha ayudado :D ! Adios muchas gracias amigo.

Leave a Reply