Redação: Fazer antes ou depois?

            Especial atenção deve ter o candidato na prova de Linguagens e Redação do Vestibular Unesp.

            Alguns candidatos acreditam que se deva fazer primeiro a redação e depois resolver as questões. No caso do vestibular da Unesp, essa atitude não é recomendável, porque as questões da prova são elaboradas de modo a servirem de base para o próprio tema da redação. Assim, é muito mais aconselhável ler os textos apresentados como base para as questões, resolver com calma todas as questões e, em seguida, ler com muita atenção a proposta de redação, que fatalmente terá relação com alguns desses textos e algumas dessas questões.

            Este princípio de organização da prova tem como objetivo facilitar mais ainda para o candidato o desempenho na redação, já que o exame vestibular da Unesp não pretende verificar se o candidato conhece o tema, mas, ao contrário, se, conhecendo um tema e tendo mais informações na prova sobre este, é capaz de redigir um texto dissertativo satisfatório a respeito, manifestando e desenvolvendo um ponto de vista.

            Evidentemente, ao ler a proposta de redação, muitos candidatos podem julgar que são capazes de fazer uma boa redação antes de resolver as questões da prova. Mesmo neste caso, seria útil a leitura dos textos apresentados para as questões, pois podem fornecer conceitos, exemplos e perspectivas para tornar suas redações ainda melhores.   

Deixe um comentário