A Unesp de que nos orgulhamos

            Se você vai prestar o vestibular de 2011 da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, encontrará no Guia de Profissões 2011 da Unesp informações sobre a história de nossa universidade e dados sobre o seu desempenho, desde que foi fundada, em 1976, com a união de faculdades e institutos isolados de ensino superior que existiam em várias regiões do Estado de São Paulo. De 1976 até a presente data, a Universidade cresceu muito, tanto em número de municípios em que se situam suas unidades, como de cursos oferecidos de graduação e de pós-graduação.

            São dados e informações de que todos, da Unesp, nos orgulhamos e de que você, por certo, se orgulhará também ao ingressar em um dos cursos oferecidos nos câmpus existentes em diferentes cidades do Estado de São Paulo. Este é um dos fatos que criam uma identidade especial para a Unesp: unidades disseminadas por praticamente todo o território do Estado, e isto corresponde exatamente aos objetivos fixados quando foi criada, de oferecer ensino universitário de altíssima qualidade a todas as regiões de São Paulo. São hoje 32 unidades localizadas em 23 cidades, de Guaratinguetá a Rosana, de Ilha Solteira a Registro, como um gigantesco X que marca a bela ocupação de todas as regiões do Estado. Em termos de cursos, são 168 opções de graduação em 64 profissões de nível superior, sendo 52 de Exatas, 71 de Humanidades e 45 de Biológicas, com 6 mil novos profissionais sendo formados por ano, número que só tende a crescer. Além disso, a Universidade oferece 115 programas de pós-graduação.

           Pode-se ter uma ideia bastante eloquente do atual dinamismo da Unesp ao compararmos o número de profissionais formados em 1997 e em 2008. Em 1997, a Universidade formou 3.245 alunos na graduação; em 2008, formou 6.099, quase o dobro, portanto. Na pós-graduação, em 1997, foram 939 e, em 2008, 2.282, um crescimento realmente fantástico. O número de vagas oferecidas revela o mesmo vertiginoso crescimento: 4.439, em 1997, e 7.004, em 2009. Atualmente a Unesp tem mais de 35 mil alunos na graduação e mais de 12 mil na pós-graduação.

            Ante números como estes, e muitos outros que você encontrará no Guia de Profissões 2011, podemos dizer, com renovado orgulho, que sua opção pela Unesp vem ao encontro de seus ideais de ingressar numa das melhores universidades públicas do país, para tornar-se um profissional de alto nível e um cidadão exemplar, útil a sua comunidade e a seu país.   

2 comentários para “A Unesp de que nos orgulhamos”

  1. lili alves disse:

    gostaria de receber o guia de profissoes 2010 como faço?

  2. lili alves disse:

    ola,gostaria de saber se para confirma a taxa de incriçao tinha q levar os documentos na facul e imprimir aquele documento q aprece no final da incriçao,tipo um boleto ou nao. desde ja agradeço a atençao.

Deixe um comentário