Unesp também se destaca no ensino e na pesquisa em Matemática

A UNESP oferece, anualmente, o Curso de Licenciatura em Matemática em seis de seus Campi: Bauru (www.fc.unesp.br), Guaratinguetá (www.feg.unesp.br), Ilha Solteira (www.feis.unesp.br), Presidente Prudente (www.prudente.unesp.br), Rio Claro (www.rc.unesp.br) e São José do Rio Preto (www.ibilce.unesp.br).  Em todos eles, o Curso possui a duração de 4 anos e é oferecido no período noturno, exceção feita a Rio Claro onde o Curso ocorre no período diurno e Presidente Prudente que também oferta o Curso no período matutino.

De maneira geral, os Cursos de Licenciatura em Matemática têm como objetivo central preparar, de maneira sólida e ampla, os futuros docentes que atuarão, principalmente, nos Ensinos Fundamental e Médio.  Além da área de ensino, o profissional formado nesses Cursos também poderá atuar nas áreas de Assessoria Didática Pedagógica da Matemática, de Computação, de Estatística, de Ciências Econômicas, de Administração de Empresas, como autor de Livros Didáticos de Matemática, entre outras.

Caso o formando dos Cursos de Licenciatura em Matemática queiram dar prosseguimento aos seus estudos, em nível de Pós-Graduação, a faculdade de Ciências de Bauru oferece Mestrado em “Educação para Ciências”, enquanto que o Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro possui Mestrado e Doutorado Acadêmico em “Educação Matemática” e Mestrado Profissional em “Matemática Universitária” e o Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto oferta o Curso de Mestrado em “Ciências Matemáticas”.

Finalmente, é importante destacar que os Cursos da UNESP de Matemática de Guaratinguetá, Ilha Solteira, Presidente Prudente, Rio Claro e São José do Rio Preto são cinco dos nove Cursos com nota máxima (5), em nível brasileiro, segundo a última avaliação realizada pelo ENADE, em 2008. Mais do que isso, o Curso da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, foi o Primeiro Classificado, dentre os 516 Cursos de Matemática do Brasil, nessa avaliação.

Com relação aos Cursos de Bacharelado em Matemática, a UNESP oferece esse em dois de seus Campi. No Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro e no Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto, no qual existe em duas modalidades: Bacharelado em Matemática Pura e Bacharelado em Matemática Aplicada e Computacional.

Os Cursos de Bacharelado buscam formar o pesquisador em Matemática, o qual atuará, principalmente, em Institutos de Pesquisa e Universidades. Além dessas áreas de atuação, o bacharel poderá também atuar nas áreas de Matemática Pura ou Aplicada, Estatística, Computação, Ciências Econômicas, Administração de Empresas e em Indústria de Informática, Telecomunicações ou Eletrônicas.

Deixe um comentário