A universidade dá saudade

Você acaba de se matricular na Unesp, no curso com que sonhava, e agora está na expectativa do início das atividades. Passam por sua cabeça muitos pensamentos e projeções sobre como será sua vida durante os anos de estudo. Será bom? Será muito puxado? Será duro de aguentar?

Complica-se a questão pelo fato de que você reside em outra cidade ou até em outro estado, e agora terá uma vida completamente diferente do que vem tendo até o momento. E agora?

Na verdade, acredite que está ingressando nos melhores anos de sua vida de estudante. Você viverá intensamente todos os momentos em que passar no câmpus universitário, a começar pelo relacionamento que manterá com seus colegas. Muitos obterão a oportunidade de ocupar um local em moradia estudantil, onde passarão a viver numa sociedade completamente diferente de tudo o que conheceram até agora. Haverá novas amizades, novos relacionamentos, satisfações e até mesmo atritos, ou seja, ensinamentos de convivência que serão muito úteis em sua vida futura.

Aqueles que não ingressarem em moradias universitárias se reunirão em grupos e dividirão o aluguel em casas ou apartamentos, locais metaforicamente chamados repúblicas, e terão também de se adaptar a novas formas de convivência, muito diferentes das que tinham em suas casas, no seio de suas famílias e em suas cidades. Assim como nas moradias, nas repúblicas se desenvolvem amizades que duram pelo resto das vidas dos moradores. Sem falar que também surgem muitos casamentos.

Essas mudanças, que no início podem até assustar um pouco os estudantes, na verdade constituem um fato altamente positivo para todos. E assim também os próprios eventos de que participarão no câmpus universitário, seja os relacionados diretamente a estudos e tarefas, seja os que dizem respeito a atividades culturais, esportivas, comemorações e, mesmo, festividades. Os estudantes acabam descobrindo que estudar na universidade implica não apenas esforço e estudo, mas um período de vida rico em eventos de toda espécie.

Por tudo isso, você não deve preocupar-se com o que encontrará. Se ainda tiver alguma dúvida, pode perguntar a pessoas que já se formaram, isto é, que já passaram pela experiência que você irá passar. A resposta da maioria dessas pessoas, com certeza, será que a universidade deixa saudades. E tantas, que levam profissionais que residiram em moradias ou repúblicas a, de tempos em tempos, reunirem-se para lembrar-se de tudo o que lá viveram, inclusive das molecagens que praticaram como formas de divertimento. Pergunte a profissionais já formados sobre essas molecagens e com certeza dará muitas risadas com o que contarem.

Você também um dia sentirá as mesmas saudades.

 

Deixe um comentário