Vestibular Unesp: sem sustos, sem problemas

Muitos candidatos, chegada a hora dos exames, revelam certo receio de que as questões que enfrentará venham a ser muito difíceis, algumas praticamente irrespondíveis. Os vestibulares surgem-lhes como monstros devoradores cujo interesse maior é desanimar desde o início os estudantes e levá-los à reprovação sumária.

Na verdade, não se trata de nada disso. Se você faz o vestibular UNESP pela primeira vez, não precisa se preocupar com as provas. São todas muito bem ponderadas, elaboradas por especialistas segundo uma filosofia: as questões não objetivam saber o que você não sabe, mas avaliar adequadamente o que você sabe. Por essa razão, não existem nelas as famosas pegadinhas, nem tampouco as questões complicadas que poucos responderiam.

Trata-se de um conjunto de provas, nas duas fases, que visam estabelecer um perfil do candidato para ingresso no curso pretendido. A base das questões são os programas das disciplinas e conteúdos que você consolidou ao terminar o terceiro ano do ensino fundamental. As questões sobre atualidades não se afastam desses conteúdos e se referem aos temas que todo estudante egresso do Ensino Médio deve conhecer.

Comparado com outros, o vestibular UNESP busca situar-se num patamar razoável, a certa distância dos que são considerados muito difíceis e exigentes. Por quê? Porque os especialistas da Universidade julgam que a avaliação do candidato não consiste em saber se é capaz de grandes proezas nesta ou naquela disciplina, mas se no todo revela uma formação aceitável, bem dosada, que lhe permita, uma vez aprovado no curso escolhido, assimilar sem maiores dificuldades a formação oferecida pela universidade. É o que basta.

Por estas razões, fique tranquilo, que não encontrará surpresas. Trate de voltar toda a sua atenção para o que sabe e conhece, pois será exatamente isso que enfrentará.

Boas provas!

 

Deixe um comentário