Há oito anos com o estudante

Buscando atenuar sua tensão da espera dos resultados e, ao mesmo tempo, tentando fornecer-lhe ideias para reflexões muito úteis nesse processo, este artigo completa, focalizando alguns aspectos distintos, o que dissemos sobre a edição do terceiro livro do Blog. Trata-se de uma mensagem sobre a qual você deve refletir muito, ao longo de sua vida profissional.

O BlogUnesp, com seus artigos e avisos, há oito anos vem buscando, de forma muito simples, clara e útil, auxiliar o estudante a resolver dúvidas em sua preparação para o vestibular. Como já disse o Blogueiro, porém, mais de uma vez, nossa ambição não se limita ao vestibular: queremos continuar servindo ao desempenho de nossos estudantes em seus cursos.

Se vocês, candidatos que esperam os resultados finais, bem como estudantes que já ingressaram na Universidade, repararam bem no modo e na forma de apresentação de nossos artigos, devem ter percebido que o Blog continuará servindo à sua capacidade de ler, interpretar e escrever por muitos anos ainda.  O ingresso em cursos superiores, de fato, não anula a necessidade de dominar as três habilidades mencionadas, assim como aperfeiçoá-las ao longo de seu curso e de toda a sua vida profissional.

Nosso Blog, de resto, também recua um pouco no tempo, visando ao aprendizado dos estudantes do ensino médio, desde o primeiro ano, tudo baseado num método de trabalho que pode ser resumido na frase Alcançar o máximo possível de pessoas interessadas em aprender. Por isso mesmo, somos um Blog que se caracteriza pelas mensagens sérias, em que as próprias brincadeiras e jogos de palavras que algumas vezes utilizamos carregam consigo lições úteis e ensinamentos producentes.

Por estas razões, você, candidato cheio de esperança de figurar na lista de classificados, pode muito bem aproveitar o tempo para ir fazendo revisões, com base na leitura de artigos anteriores do Blog, para aperfeiçoar suas habilidades de expressão. Por quê? Porque o curso em que você ingressará implica a necessidade permanente dessas habilidades. A universidade, de fato, é o dominio maior do estudo, da ciência e de sua expressão em textos de diferentes gêneros. É nela que nascem os conceitos, as ideias, as teorias e as práticas que devem ser comunicadas ao mundo para torná-lo melhor em todas as áreas. A universidade nasceu justamente dessa ânsia que tinham os estudiosos de disseminar sua ciência e conhecimentos aos interessados.

Em resumo, ao ingressar numa universidade você não vai se tornando apenas um futuro profissional especializado em determinadas linhas de atividade, mas, sobretudo, um comunicador, um disseminador de conhecimentos e práticas, membro ativo de uma sociedade que precisa, cada vez mais urgentemente, do processo da mútua colaboração entre as pessoas, com vistas à edificação de um mundo cada vez melhor, com seus habitantes cada vez mais dotados de pensamento humanitário e desejo de que a ignorância seja substituída pela ciência e todas as práticas ruins, condenáveis, sejam de uma vez banidas do planeta. Os indivíduos formados por universidades têm uma responsabilidade cada vez maior nessa busca. E você, com os resultados positivos que com certeza terá, assumirá também a sua parte no processo.

Só assim o planeta poderá encontrar o futuro que todos desejamos.

 

Leave a Reply