Unesp edita terceiro livro do BlogUnesp

Acaba de ser publicado o terceiro livro do BlogUnesp, coletânea dos artigos publicados neste Blogue de 2013 a 2015. Trata-se do livro mais extenso dos três, o que nos deixa felizes e orgulhosos do trabalho que vem sendo realizado em prol dos candidatos a exames vestibulares da Unesp.

Você, que é leitor habitual desses artigos, sabe muito bem que todos têm como objetivo fornecer aos candidatos informações que os auxiliem a melhorar seus desempenhos nas provas: tópicos sobre redação, gramática, interpretação de textos, modos de ler e de responder questões objetivas e discursivas, técnicas de preparação para as provas, etc., etc., diferentes formas de abordagem, enfim, que possam trazer benefícios a quem se submete aos exames vestibulares. Não se trata, por isso, de um blogue que visa ao bate-papo, frequentemente brincalhão e hilário, mas sem muito efeito prático. Pelo contrário, é um blogue sério, crítico, responsável, didático, que tem como meta ensinar a estudar, a preparar-se, a responder com sucesso às questões propostas, bem como aperfeiçoar a capacidade de redação, já que esta tem grande peso na média final.

O Blogueiro conhece muito bem, pela sua longa experiência, os vários e diferentes deslizes que os candidatos, muitas vezes por falta de preparo adequado, outras por tensão e nervosismo, podem cometer durante a leitura e a interpretação das questões objetivas e discursivas das diferentes provas, e por isso mesmo chega a ser insistente em apontar modos e técnicas para evitá-los. E fica extremamente feliz quando percebe que seus artigos conseguem atingir o objetivo desejado, fornecendo os recursos e técnicas de preparação e estudo para que as respostas surjam limpas, sem ambiguidades, absolutamente claras.

A filosofia da Vunesp com o Blogue, porém, ultrapassa esses limites e busca fazer com que os candidatos percebam que ler, interpretar, responder e criar textos não é algo específico dos exames vestibulares, mas acompanhará os estudantes por toda a sua vida, ao longo das atividades profissionais que assumirá. Profissionais de sucesso têm de ser capazes de ler e interpretar um texto em seus trabalhos, bem como redigir adequadamente relatórios e, mesmo, artigos focalizando atividades de suas respectivas áreas. Longas experiências requererão a criação de livros. Não se pode admitir, desta sorte, que um profissional competente seja incapaz de produzir textos para partilhar com a comunidade todas as atitivades e descobertas que realizou ao longo de uma carreira vitoriosa.

É tudo isso que pretende o Blogue com seus artigos, muitas vezes intencionalmente repetitivos, para garantir o entendimento dos candidatos. A capacidade de discurso, que implica o ler, interpretar, compreender, produzir textos, é uma habilidade muito mais que necessária ao profissional formado por universidade, qualquer que seja a área envolvida. Com o vertiginoso desenvolvimento tecnológico experimentado pela comunicação nos dias atuais, não se pode imaginar um desses profissionais incapaz de relacionar-se com outros, via rede, tanto para partilhar suas técnicas e experiências, quanto para receber, do mesmo modo, a colaboração desses outros.

A chamada globalização, como alguns consideram, não é apenas um fenômeno que envolve o comércio, a indústria, a política, mas um processo que aglutina todas as áreas da atividade humana, particularmente a educação. Prestar um vestibular, deste modo, é ingressar num universo totalmente novo, é tornar-se partícipe de novas formas de viver e realizar-se.

Pense muito nisso e inclua também este objetivo em sua formação no curso superior.  E que um um feliz 2017 marque o início dessa sua caminhada vitoriosa em direção a um futuro exemplar.

 

 

Leave a Reply