Mudanças no Vestibular Unesp 2010

Em março, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade aprovou mudanças no vestibular, que passará a ser realizado em duas etapas. A primeira fase terá um dia e a segunda, dois dias, totalizando três dias de exame. Veja as principais mudanças:

Como era – Vestibular em fase única, em três dias seguidos, aplicado a todos os candidatos.
Como fica - Vestibular em duas fases, em três dias. A primeira fase (um dia) é aplicada a todos os candidatos. A segunda fase (dois dias) será aplicada a um total de candidatos entre 4 e 6 por vaga.

Como era – Primeiro dia: Conhecimentos Gerais (84 questões de múltipla escolha de geografia, história, língua estrangeira – inglês ou francês -, matemática, física, química e biologia.
Como fica – Primeira fase: prova de Conhecimentos Gerais com 90 questões de múltipla escolha, sendo 30 de cada área especificada nos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) – linguagens, códigos e suas tecnologias (elementos de língua portuguesa e literatura, língua inglesa, educação física e arte); ciências da natureza, matemática e suas tecnologias (elementos de biologia, física, química e matemática); ciências humanas e suas tecnologias (elementos de história, geografia e filosofia).

Como era – Segundo dia: Conhecimentos Específicos (25 questões discursivas de matérias ligadas à área do curso – ciências exatas, ciências biológicas ou humanidades).
Como fica – Segunda fase – primeiro dia: serão aplicadas 24 questões discursivas, sendo 12 de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias e 12 de ciências humanas e suas tecnologias.

Como era – Terceiro dia: Língua Portuguesa (10 questões dissertativas e uma redação).
Como fica – Segunda fase – segundo dia: será composta de 12 questões discursivas de linguagens e códigos e suas tecnologias e uma prova de redação em língua portuguesa, de gênero dissertativo.

Como era – Duração de cada dia de prova: 4 horas.
Como fica – Duração de cada dia de prova: 4 horas e meia.

Como era – Nota de corte: não consta.
Como fica – Nota de corte: será calculada com base no desempenho na prova de Conhecimentos Gerais.

Como era – Cálculo da nota final: cada prova é avaliada em escala de 0 a 100 pontos, sendo que as de Conhecimentos Específicos e Língua Portuguesa terão peso dois e a de Conhecimentos Gerais, peso um. Para os cursos com provas de habilidades, a nota vai de 0 a 100 e terá peso dois ou três. A nota final será a soma de cada prova multiplicada por dois (exceto Conhecimentos Gerais) e dividida por cinco (sete ou oito, para os cursos com prova de habilidades).

Como fica -  Cálculo da nota final: cada prova é avaliada em escala de 0 a 100 pontos para Conhecimentos Gerais e de 0 a 100 para Conhecimentos Específicos e Redação, sendo de 0 a 72 para as questões discursivas da segunda fase e de 0 a 28 para Redação. Para cursos com provas de habilidades, a nota será atribuída de 0 a 100. A nota final será a média aritmética simples das duas fases (ou três fases, para os cursos com provas de habilidades, também com nota de 0 a 100), com peso um para cada fase.

Como era – Interferência do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio): 20% da nota de Conhecimentos Gerais, quando superior a ela, o que representa 4% da nota final (para cursos em que não há prova de habilidades).
Como fica – Interferência do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio): 20% da nota de Conhecimentos Gerais, quando superior a ela, o que representa 10% da nota final (para cursos em que não há prova de habilidades).  

Como era – Prova de habilidades: aplicada para todos os candidatos de cursos para os quais há a prova, com exigência programática de bibliografia especializada
Como fica – Prova de habilidades: aplicada apenas aos candidatos convocados à segunda fase, constituída de uma avaliação exploratória do potencial do candidato e sua aptidão para o curso escolhido, sem exigência programática de bibliografia especializada.

Como era – Critérios para desempate: prevalecerão, sucessivamente, as notas atribuídas às provas de Conhecimentos Específicos, de Conhecimentos Gerais (sem considerar a nota do Enem), à redação (Prova de Língua Portuguesa) e à disciplina com maior número de questões na Prova de Conhecimentos Específicos da área de opção do candidato.
Como fica – Critérios para desempate: maior nota na prova de Conhecimentos Gerais (sem considerar o Enem), maior nota na prova de Conhecimentos Específicos e maior nota na prova de Redação.

27 comentários para “Mudanças no Vestibular Unesp 2010”

  1. JOEMAR RIOS DE OLIVEIRA disse:

    OBRIGADO POR ESCLARECEREM ASSUNTOS IMPORTANTES PARA O VESTIBULARES!(JOEMAR RIOS ,FEIRA DE SANTANA ,BAHIA.)

  2. JOEMAR RIOS DE OLIVEIRA disse:

    1.

    OBRIGADO POR ESCLARECEREM ASSUNTOS IMPORTANTES PARA OS VESTIBULARES DE TODO O BRASIL!!!(JOEMAR RIOS ,FEIRA DE SANTANA ,BAHIA.)

  3. Amanda Berlandi disse:

    Quanto às mudanças, de que forma serão abordados os temas de Ed.Física e Antropologia?Essas matérias serão realmente cobradas?

    Parabéns pelo site!É uma ótima maneira de ajudar os Vestibulandos e auxiliar nesse momento tão complicado para nós.

  4. Marina disse:

    O blog está maravilhoso! Com todas essas mudanças que aconteceram ao longo desse ano, a criação desse site só facilitou na hora de tirar dúvidas e anunciar mudanças.
    Em relação aos cursos mais disputados, como medicina, quando serão divulgados as relacões de candidatos por vaga?

    Obrigada e parabéns novamente!

  5. PARABENS CAROS COLEGAS, MUITO BOA INICIATIVA!
    Os estudantes sempre podem contar com a unesp com suas atitudes
    esclarecedoras e preocupadas com a clareza!

    Agradecemos por eles também.
    Atenciosamente,
    Bruno de Oliveira Pinto – coordenador ECOM ARARAQUARA

  6. Thairine Teixeira disse:

    Parabéns pelo site e muito obrigada pelas dicas :)
    Espero que esse blog sirva de conforto à todos nós, vestibulandos, para um ano tão cheio de empecilhos, dificuldades e mudanças como este pelo qual estamos passando!

    Boa sorte à todos! :)

  7. Luis Fernando Lopes Borim disse:

    Primeiramente, parabéns pela iniciativa do BLOG. Os alunos ficam mais seguros com isso, principalmente pela clareza com que ele foi escrito.
    O único senão consiste no modelo desta nova prova.
    Eu não compreende por que vocês mudaram uma das mais belas provas de vestibular do Brasil que era honesta com cada área do conhecimento para uma prova com conteúdo de humanas em excesso.
    Vejamos um aluno que prestou Engenharia no ano passado teve 51% da prova de ciências da natureza e 49% de ciências humanas e linguagens. Neste ano, este mesmo aluno terá 29% de ciências da natureza e 71% de ciências humanas e linguagens e, para piorar, matemática e física representam apenas 50% de ciências da natureza (uma divisão puramente matemática). Logo, um engenheiro terá apenas 14,5% da sua nota total obtida de matemática e física, enquanto ciências humanas (história, geografia, sociologia, …) representarão 29% da prova. Logo, quem desejar passar em Engenharia precisará ir melhor em humanas do que em exatas. Algo ilógico.
    Já, alguém que presta medicina terá em biologia e química apenas 14,5% de toda a prova e em ciências humanas (história, geografia, sociologia, …) os mesmos 29% da prova. Outra situação totalmente sem lógica.
    Gostaria muito de saber o por quê disto?
    Sucesso a todos
    Prof. Fernando Borim

  8. Hiskell F. Fernandes e Oliveira disse:

    O blog está perfeito muito esclarecedor!
    Porem tenho uma dúvida… como será cobrada educação física na primeira fase?
    serão as regras dos esportes? não consigo imaginar como seria!
    se puderem me ajudar ficaria grata!
    Parabéns pelo blog!

  9. Luana Adami disse:

    Adorei a ideia do blog, isso facilita o entendimento quanto as mudanças que deixam claro a preocupação em nós, vestibulandos. Eu também preciso saber de que maneira será abordada a educação fisíca na avaliação, é algo novo, com certeza, sem o nosso conhecimento, pois ninguem e nenhum cursinho nos encaminha para tal e não sabem responder essas duvidas. O candidato que por ser tempo praticou esportes e conhece algumas regras desses, terá o conhecimento do que será pedido na avliação?
    Obrigada e aguardo a resposta no blog.
    =)

  10. Renata Karina Marconi Marcançoli disse:

    Gostaria de agradecer e parabenizar a Fundação Vunesp por criar este blog que, com certeza, esclareceu (e esclarecerá) muitas dúvidas que nós, vestibulandos, temos nesta fase tão decisiva de nossas vidas. Vou prestar Medicina Veterinária e a Unesp é a universidade que escolhi em 1° lugar!
    Desejo boa sorte a todos os vestibulandos como eu!!

  11. Vanessa Santana disse:

    Olá!Mto boa a iniciativa desse blog…bastante esclarecedor para nós,vestibulandos…sobretudo nessa época em que começam as inscrições e que vão surgindo mais dúvidas.
    Gostaria mto de saber também como Ed. Física será cobrada no vestibular.
    Agradeço desde já e fica aqui meus parabéns ao blog!

  12. Bruno Caceres Carrilho disse:

    Bela iniciativa belo blog, mas poderiam ter deixado esa mudança para o vestibular 2013, pois essa geraçao de alunos vinha sendo preparado para um dos mais belos modelos de prova do MUNDO, e agora muda o odelo de prova e já o implanta, dessa forma deixa delado a preparaçao que deve ser feita des de o primeiro colegial para pegar esse modelo de prova, e os vestibulandos do segundo colegial, terseiro colegial e dos que fazem cursinho totalmente sem rumo. E o que na minha opniao deveria ser considerado no vestibular são as habilidades especificas, pois imagine alguém que passe em engenharia por que os pais pediram sem saber muito matemática, na univercidade ele vai fazer o que jubilar até ser retirado da UNESP?
    Eu como vestibulando gostaria de saber o porque dessa mudança repentina sem um aviso antes, ou ter oferecido um tempo para a adequação dos materiais escolares para tal modelo de prova.

  13. Bruno Caceres Carrilho disse:

    desculpe péssimo português!!

  14. Bárbara disse:

    Concordo com o professor Luis Fernando Lopes Borim.
    Mesmo sendo fundamental o aluno ter uma boa base em todas as disciplinas,ele tem que se destacar em sua área,seja ela Exatas,Humanas ou Biológicas.
    Não sendo assim,por que ele teria escolhido tal curso?
    Ele segue o curso que o traz mais facilidade e prazer em aprender.E mesmo com toda essa interdisciplinalidade, acho injusto tal especificação não ser mais explorada.

  15. Wélber disse:

    Obrigado pelas informações, UNESP!
    Continuem atualizando o blog!!!!!!!

  16. Boa tarde.
    Estou em dúvida sobre as matérias que irão cair na 1ª e 2ª fase do vestibular. São as matérias de Educação Física e Artes. Como os Senhores sabem o ensino público e nem cursinhos estão a par das matérias desses dois cursos. Quais são as teorias que irão cair, pois no Ensino Médio não existe mais Educação Artística e Educação Física são aulas práticas e não tem nenhuma teória.
    O cursinho não sabe quais são as diciplicas que irão cair e nem as Escola Públicas.

    Obrigada

  17. Francine disse:

    Primeiramente parabens pelo blog, é uma grande ajuda aos vestibulandos…
    Mais gostaria que voces lembracem q tivemos um periodo sem aula, por causa da gripe suina e o governo suspendeu nossas aulas, entaum creio que esteja na hora dos vestibulares pensarem nissu e adirem as provas,pq inclusive as universidades tiveram as aulas suspensas…Não é justo os vestibulandos se prejudicarem, sendo que foi algo coletive…
    E não entendo como ed.fisica será cobrado,nm antropologia,gostaria que voces explicasem…
    Obrigada pela atenção,
    E bos sorte a todos

  18. bruna souza disse:

    Para a segunda fase, por vaga, serão convocados de quatro a seis candidatos mais bem classificados na primeira fase. ENTÃO QUERO SABER COMO VOCES VÃO FORMA A TURMA PRA PREENCHE AS VAGAS DE CADA CURSO , TIPO O MEU TEM 40 VAGAS , COMO VOCES FAZEM PRA PREENCHE ESSAS VAGAS SE SÓ PASSARAM 6 CONVOCADOS NO MAXINO ???????? obrigado

  19. bruna souza disse:

    Para a segunda fase, por vaga, serão convocados de quatro a seis candidatos mais bem classificados na primeira fase. então como voces fazem pra preencher as vagas de cada curso, tipo o curso que eu escolhi tem 40 vagas e se só vão passar 6 no maximo para segunda fase, então como voces fazem pra faze a turma de 40 vagas ??????

    obrigado

  20. maiara disse:

    Gente gostaria de saber como faço transferencia estou no 2 ano de medicina…..

  21. arthur bora disse:

    Gostaria de agradecer e parabenizar a Fundação Vunesp por criar este blog, vi no manual que a materia que vocês irão cobrar na prova de filosofia sera baseada nas novas pcn´s, porem pesquisei em todo lugar e nao achei nada… Voces poderiam dizer pelomenos o conteudo que sera pedido em filosofia, por que no manual do vestibular de inverno contem um anexo da materias obrigatorias, menos a de filosofia…
    obrigado e aguardo resposta

  22. Paola Patriarca disse:

    Primeiramente gostaria de agradecer pela iniciativa da criaçao deste blog. Tenho certeza que esta sendo muito util para todos os vestibulandos.
    Minha duvida consiste em saber quais os conteudos que serao cobrados na prova de Educaçao Fisica, ela sera em relaçao aos esportes ou mais abrangente, como saude? Qual seria a melhor maneira de se preparar nos estudos em relaçao a essa area?

    Obrigada.

  23. Leandro Sorrenti disse:

    Parabéns pelo post e muito obrigado!
    Seria interessante postar também dicas de estudos para as matérias que agora são ‘formalizadas’, como é o caso de filosofia e artes.
    Seria também interessante um post para debater a influência do ENEM nos vestibulares, que para muitos, está gerando muitos controvérsias.
    Saudações,
    Leandro

  24. fabiana disse:

    fngm,jng,n

  25. Antonio Nunez disse:

    24 questões em 4h30 de prova na segunda fase? Parece um tanto corrido…

  26. Eu costumo ser um frequentador habitual do seu blog e admiro o tempo que investe para desenvolver conteúdo de qualidade. Eu espero ser um leitor por um longo tempo. Obrigado!

  27. classificados disse:

    Há, obviamente, muito para saber sobre isso. Eu acho que você fez alguns bons pontos de recursos também,

Deixe um comentário