Unesp, uma potência

A Unesp é hoje uma das maiores potências de ensino e pesquisa superior no Brasil. Fundada em 1976, sendo, portanto, uma jovem universidade do estado de São Paulo, sua evolução foi verdadeiramente vertiginosa. Tem 34 unidades, hoje, em 24 municípios localizados de norte a sul e de leste a oeste do estado: Ilha Solteira, Franca, São José do Rio Preto, Araçatuba, Jaboticabal, Dracena, Tupã, Araraquara, São João da Boa Vista, Rosana, Presidente Prudente, Marília, Bauru, Rio Claro, Assis, Ourinhos, Botucatu, São José dos Campos, Guaratinguetá, Sorocaba, São Paulo, Itapeva, São Vicente e Registro. Observando-se o mapa de São Paulo, pode-se ver que esses 24 municípios praticamente cobrem todo o seu território e alcançam ainda amplas regiões de outros estados em termos de atendimento de ensino, pesquisa e extensão. A maioria dessas unidades da Unesp é formada por duas ou mais unidades, o que representa um vestibular dos maiores do país, com mais de cem mil candidatos inscritos para concorrer a vagas em 183 cursos muito bem ranqueados nos organismos especializados em avaliação de cursos universitários do país. Em 19 desses municípios, as unidades oferecem 232 cursos de pós-graduação em numerosas áreas e especialidades (120 mestrados acadêmicos, 12 mestrados profissionais e 100 doutorados acadêmicos). Estes dados, evidentemente, são de uma fonte de pesquisa que já pode estar modificada, porque a Unesp nunca para de crescer.

Tudo isso sem falar na excelente produção de pesquisa, na extensão, na pós-graduação lato sensu no EAD e nos convênios com instituições estrangeiras, que possibilitam inclusive a seus estudantes estágios em certas áreas e disciplinas.

Todo esse rápido desenvolvimento e essa pujança transformou a Unesp em uma das mais respeitadas instituições de ensino superior no país e no estrangeiro. Aquele que procura a Universidade, deste modo, quer em nível de graduação, quer em nível de pós graduação, está procurando uma formação ou uma especialização da mais alta qualidade, garantida por seus quase quarenta anos de atividades e permanente processo de aperfeiçoamento. Os graduandos e pós-graduandos da Unesp se espalham, hoje, por todo o país, levando às mais variadas localidades e instituições a formação recebida. Em instituições estrangeiras também podemos encontrar com facilidade os profissionais formados por nossa universidade.

No Portal da Unesp, na internet, você poderá encontrar todos os dados a respeito de nossa universidade: seus cursos de graduação, de pós-graduação, sua produção científica, número de estudantes, seus convênios, estágios, etc., etc., etc., para fazer uma ideia bem mais precisa a respeito e ter certeza de que, no vestibular de 2016, estará escolhendo  um dos melhores caminhos para a sua formação superior.

 

 

 

Deixe um comentário