Espera e oportunidade

Agora que a segunda fase do Vestibular Unesp Meio de Ano está encerrada, o melhor conselho poderia ser relaxar e aguardar? Nada disso, meu irmão. Há algumas coisas a fazer antes de saírem os resultados.

Você talvez esteja pensando que tudo dependerá da nota que venha a tirar em sua aprovação: se reprovar, concluirá que terá de se preparar bem mais; se for aprovado com nota apenas razoável, ficará feliz com a oportunidade. E se for alta? Ficará tão feliz e otimista, que será até capaz de desistir da matrícula para prestar o vestibular de final de ano? Seria uma escolha pouco recomendável. Se prestou o exame vestibular do curso que pretendia e foi aprovado, não importa com que nota, agarre sua vaga. Todos os cursos da Unesp apresentam grande qualidade e formam excelentes profissionais, não importa se o vestibular seja de meio ou de fim de ano. Trocar o certo pelo duvidoso envolveria um risco muito grande.

Outra coisa a fazer ainda antes dos resultados é analisar bem os cursos das diferentes universidades públicas brasileiras, para verificar a qualidade dos da Unesp. Examine os currículos, os professores, as possibilidades de participar de pesquisas de iniciação científica, com bolsas, as possibilidades de intercâmbio com universidades estrangeiras conveniadas com a Unesp, depoimentos de formandos e as opiniões dos alunos que hoje fazem tais cursos. Tudo se encontra na internet. Com uma pesquisa desse porte, você com certeza fará sua matrícula, caso aprovado. Em resumo, tente obter todas as informações possíveis sobre o curso cujo vestibular está prestando. É importantíssimo saber o que a Universidade pode lhe dar.

No final, o Blogueiro tem certeza de que você tomará a decisão adequada e se tornará mais um membro da comunidade Unesp. E um membro bem informado, que saberá o momento de pleitear iniciação científica, solicitar complentação da formação em cursos de universidades estrangeiras, obter, enfim, tudo o que a Unesp pode lhe dar ao longo de sua formação.

Feita toda essa pesquisa de dados, pode relaxar e descansar. Os resultados da última prova logo virão e você poderá iniciar seu caminho vitorioso rumo a uma profissão de sucesso, quer na iniciativa privada, quer no serviço público, quer como profissional autônomo.

Seu futuro está perto. E será um ótimo futuro.

 

Leave a Reply