Archive for December 21st, 2017

Agora é aguardar 2 de fevereiro

Thursday, December 21st, 2017

Você com toda a certeza teve ótimo desempenho na segunda fase do Vestibular Unesp. As questões não foram complicadas e o tema da redação permitiu que você pudesse desenvolver e argumentar a contento. Como os professores especialistas e os próprios candidatos afirmaram aos jornais, o Vestibular Unesp seguiu a tradição com uma prova bem ponderada, questões equilibradas e sem nenhuma das pegadinhas que tanto irritam vestibulandos no momento do exame.

A Unesp, de fato, tem há muito tempo bem delineado o perfil de candidato que pretende para seus cursos, e as provas, neste sentido, procuram concretizar essa busca.  Um bom vestibular não é uma coleção de questões impossíveis de resolver, nem tampouco uma série de pegadinhas para iludir o candidato, mas, ao contrário, um conjunto coerente e moderado de questões que têm por objetivo verificar o que o candidato sabe, e não o que não sabe. A Unesp  busca sempre encontrar a medida ideal em termos de questões para que o candidato possa comprovar seu preparo e sua efetiva formação ao pleitear uma vaga em curso da Universidade. Um vestibular assim concebido se torna realmente avaliação.

Durante o ano todo este Blogue procurou aconselhar o candidato justamente para enfrentar, com muita calma e ponderação, as questões propostas no Vestibular Unesp. E você, com certeza, soube entender as colocações feitas pelo Blogueiro para evitar aqueles cochilos banais que podem comprometer o resultado final obtido. Uma classificação pode ser decidida pela inexistência desses perigosos e prejudiciais errinhos.

Examinando agora todos os itens e aspectos que compuseram as provas, o Blogueiro ficou bastante satisfeito por haver percebido que, se o candidato realmente seguiu os alertas e conselhos apresentados, deve ter feito uma prova tranquila e segura. A mesma satisfação vale para a proposta de redação. Quem se preparou conforme os avisos apresentados, com toda a certeza teve um bom desempenho, sem maiores deslizes. Um bom texto, desta sorte, surge em primeiro lugar do entendimento pleno da proposta de redação; em segundo, do conhecimento preciso do tema; em terceiro, do exercício constante, praticamente diário, de escrever com toda a atenção, para evitar lapsos de ortografia, “escorregões” de coesão textual e, sobretudo, de lacunas na argumentação. Uma boa conclusão é aquela que fecha com coerência o que foi manifestado no início do texto.

Por todos esses motivos, você tem certeza de haver realizado uma ótima prova, como resultado de anos de esforço e concentração em seus estudos. Agora só resta aguardar o resultado, relaxar bastante e aproveitar com descontração as festas de final e começo de anos, com a confiança na futura classificação. Feliz 2018. Feliz dia 2 de fevereiro. Boa matrícula. E melhor curso ainda na Unesp, que é uma das principais universidades do Brasil.