Archive for September 20th, 2016

A Universidade universal

Tuesday, September 20th, 2016

Você talvez não faça ideia de como a universidade brasileira, particularmente a Unesp, mudou nos últimos vinte e cinco anos. Mudou muito, mas muito mesmo. Para começar, mudou a qualidade de seu corpo docente, vale dizer, de seus professores. No passado,  eram maioria os professores universitários que rinham apenas o mestrado ou não tinham feito pós-graduação. Hoje, será raro encontrar um docente com apenas mestrado, a grande maioria  possui doutorado e pós-doutorado. Ressalte-se também o fato de que muitos professores fizeram mestrado ou doutorado ou ambos em universidades estrangeiras, o que contribui em muito para o aprimoramento da docência e da pesquisa.

A formação em universidades estrangeiras decorreu do fato de haver iniciado um intercâmbio muito grande das universidades brasileiras, quer entre si, quer com universidades estrangeiras de todos os continentes. A consequência imediata desse fato foi a intensa atualização por que passaram as universidades de todo o mundo, podendo-se afirmar, a este respeito,  que, na prática, temos hoje uma grande e só universidade mundial, constituída pelo conjunto das universidades locais.

Esse intercâmbio faz com que estudantes já da graduação possam cursar, como ocorre na Unesp, disciplinas em instituições estrangeiras, valorizando-se com isso sua formação e seus currículos quando ingressarem no mercado de trabalho. Muito diferente do passado, portanto. Por isso, é normalíssima, hoje,  a  presença de professores estrangeiros lecionando em nossas universidades, assim como a presença de professores brasileiros lecionando e pesquisando em universidades estrangeiras. Não nos surpreendem mais, nos noticiários de tevê, as entrevistas de cientistas brasileiros em universidades e institutos de pesquisa dos mais renomados do planeta, tal o nível a que chegou a formação de profissionais em nossas universidades.

A internet, sob  este aspecto, facilita tudo e cria o ensino universitário a distância, que permite pensar num futuro em que praticamente todos os cursos universitários poderão ter a maior parte de suas disciplinas ensinadas via web. Mesmo hoje, é possível já formar-se em alguns cursos universitários pela rede. Muito provavelmente será esse o caminho para que um número cada vez maior de estudantes possam fazer seus cursos superiores, inclusive com a possibilidade de intercâmbios com instituições estrangeiras pela internet.

Quando você ingressar na Unesp, de fato, encontrará todo esse ambiente positivo de aprendizado, quer na própria instituição, quer, por intercâmbio, em universidades estrangeiras.

Que ótimo, não? O mundo está caminhando a passos largos para uma globalização de todas as suas atividades, e as universidades não deixam por menos, privilegiando as mais variadas formas de relacionamento entre si. Ganham com isso os estudantes. Ganhará você, pois terá seu diploma valorizado e sua carreira futura facilitada por uma excelente formação.