Arquivo de 24 de outubro de 2014

A menos de um mês das provas, atitude positiva

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

A Natureza faz cada pessoa um ser singular, único, irrepetível. A Sociedade, com suas normas, seus padrões, seus costumes, tende a unificar os modos, os comportamentos, os desejos, os objetivos. No meio dessas forças, você de repente se vê como no interior de um vagão vazio que pende ora para lá, ora para cá e o vai fazendo deslizar de um ponto a outro segundo a direção e o nível que o trem assuma.

Um vestibular é algo semelhante: você se vê um ser único, mas com os mesmos anseios dos outros em atingir a linha de chegada. E por isso passa por um longo processo, a educação básica, para assimilar as mesmas habilidades que todos e, ao mesmo tempo, para diferenciar-se nesse processo, tentando dominar melhor que os outros, ou, pelo menos, que muitos outros, tais habilidades.

Qualquer que seja a profissão, universitária ou não, que um indivíduo escolha, terá de exercer esses mesmos papéis: ao mesmo tempo que se integra e se iguala, tem de se distinguir. Os vencedores são aqueles que conseguem harmonizar melhor esses diferenciais.

Agora, a menos de um mês das provas, você se pergunta se fez tudo direitinho para chegar ao ponto, se não deixou escapar muita coisa, no meio do trajeto, que poderá fazer falta no final. E se outros conseguiram fazer melhor que você?

A dúvida é válida, mas não se preocupe tanto com ela. Só por exceção alguma pessoa consegue não perder em nenhum momento a concentração ao longo de qualquer trajeto. O normal do ser humano não é a atitude robótica, exata, é o buscar sempre acertar, sabendo que, volta e meia, errará.

A menos de um mês das provas, deste modo, não cabem mais nem excesso de otimismo, nem acessos de arrependimento. Você é um ser humano normal, acertou em muitos pontos, errou em outros, está chegando ao destino com algumas dúvidas perfeitamente naturais. Aqui não cabe desespero, mas realismo: poderá resolver todas as suas dúvidas até a prova e eliminar todas as carências nestes ou naqueles conteúdos? Claro que não. Poderá, porém, fazer uma triagem, escolher aquelas dúvidas que pode resolver com o auxílio de professores, colegas e da internet. Com calma. Forçando a frieza do comportamento. Mas sem exageros de fazer seu corpo ficar carente de horas de sono. O sono, um bom sono, é um processo positivo e necessário ao nosso corpo. Durma o que for necessário, para que, de dia, cabeça limpa e alerta, assimile com mais facilidade suas revisões. Dê uma chance também ao lazer, que é fundamental para desanuviar a mente. Corpo e espírito equilibrados são chaves-mestras para abrir as portas do sucesso em qualquer empreendimento. Outra não menos importante é olhar para os fatos procurando ver o que os fatos são, e não o que você quer que sejam. Com essa postura realista e otimista, um mês é um período que pode ser muito positivo, talvez até decisivo para conquistar sua meta.

E tenha sempre em mente que a vitória, qualquer que seja a atividade, nem sempre é do mais talentoso, mas do mais equilibrado e dedicado. Valeu?