Arquivo de 29 de maio de 2014

Não perca pontos por causa dos pontos!

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Encerrada a primeira fase do Vestibular Meio de Ano da Unesp, não vacile. Continue estudando. Você com certeza será classificado para a segunda. E esta, como sabe, é toda discursiva. Então, é preciso atentar agora para o discurso e todas as suas implicações.

De modo geral, tanto na redação como nas respostas discursivas, valem aqui algumas advertências:

 

  1. Não relaxe no visual de sua grafia, distribua suas respostas de forma muito bem organizada, para evitar equívocos e obscuridades.
  2. Mostre competência, iniciando suas respostas com inicial maiúscula, caprichando na ortografia, evitando sobretudo aqueles erros crassos de trocar s por  z ou vice-versa, o mesmo valendo para x e ch, g e j. E escreva os nomes próprios com inicial maiúscula, mas só os nomes próprios!
  3. Distribua respostas mais extensas em parágrafos, não só porque ajuda a organizar melhor a expressão de seu raciocínio, como também facilita a leitura pela banca de correção.
  4. Grafe com clareza. Não é necessário ter “letra bonita”. É  muito necessário, porém, grafar de modo claro, sem criar dificuldades para seu leitor. Essa história de que a grafia representa a personalidade do indivíduo não deve ser entendida como desculpa para fazer uma escrita garranchuda, praticamente ilegível. Sua personalidade não é “garranchuda”. O que se escreve é para ser lido, não para ser decifrado.
    1. Tenha muito cuidado com a pontuação; um sinal de pontuação mal colocado pode destruir uma frase.

 

Sobre a pontuação, não custa aumentar o alerta. Você sabe que em final de período e em final de parágrafo deve usar ponto. Então, não se distraia, marque. E tenha grande cautela com o emprego da vírgula, pois esta pode ser fator de clareza, quando bem empregada, ou de obscuridade, quando usada indevidamente. Por isso, vale a pena rever tudo o que suas apostilas e gramáticas colocam a respeito. Neste blogue, aliás, foi postado um artigo com muitas informações sobre o emprego da vírgula, no dia 20-09-2011. O título é Carta da Senhora Vírgula ao Blogueiro. Uma leitura atenta desse artigo será bastante útil a você e poderá evitar que uma vírgula mude completamente o sentido da frase, levando-o a perder pontos preciosos.

Sobre ortografia, aliás, há também muitos artigos no blogue. É só clicar e conferir.