Arquivo de 9 de setembro de 2013

Sua vocação e a vocação da Unesp

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Em artigo postado anteriormente foi focalizada a questão da vocação, que em determinados momentos parece crucial aos candidatos de exames vestibulares. Dependendo do modo como se conceitua o termo vocação, porém, costuma-se estender seu emprego também para instituições, como, por exemplo, as universidades. Neste caso, você poderia dizer, com propriedade: Minha vocação eu já sei. Gostaria de saber qual a vocação da Unesp, para verificar se ambas podem fazer um bom “casamento”.

Boa observação: Qual a vocação da Unesp, como universidade? Em princípio, pode-se imaginar que todas as universidades são iguais: oferecem variados cursos de graduação e pós-graduação e colocam anualmente profissionais muito bem formados no mercado de trabalho. Esta seria, contudo, uma visão muito pobre da questão. Constituídas, em seu conjunto, por pessoas, as universidades acabam recebendo o aporte das concepções dessas pessoas, que lhe conferem um perfil específico, que revelam sua vocação ou vocações como universidade.

Qual a vocação da Unesp? Não é difícil, nos tempos informatizados de hoje, começar a descobri-la. Basta colocar o nome Unesp nos sites de notícias da internet, para verificar como se destaca nossa universidade em manchetes de jornais e revistas:

 

Unesp promove congresso de iniciação científica em Bauru.

Unesp abre prazo para pedido de isenção da taxa de vestibular.

Parceria entre Unesp e empresa cria bioválvula cardíaca.

Unesp procura pessoas com periodontite para realizar pesquisa.

Livraria Unesp Móvel chega à cidade com títulos promocionais.

Unesp reserva 1.134 vagas no primeiro vestibular com cotas.

Atlética Unesp promove evento a favor da acessibilidade.

Unesp de Prudente abre inscrições para curso de mandarim.

Alunos da Unesp de Bauru vencem competição de informática na Rússia.

Unesp é contemplada em programas do Ciência sem Fronteiras.

Unesp cria grupo de estudos de empreendedorismo.

Jogo da Unesp melhora notas baixas de alunos do ensino médio em 51%.

São apenas dez manchetes escolhidas entre as milhares encontradas, referentes a eventos em unidades da Universidade. Essa amostra, porém, já é bastante significativa para demonstrar que uma universidade como a Unesp não é uma mera ministradora de cursos, é mais que isso, é uma entidade voltada para a própria sociedade que a criou, interessada na solução de problemas de toda ordem que o país experimenta, dedicada a formar mentalidades pela revelação de seu próprio modo de ser e agir: ciência, esportes, cultura, saúde pública, solidariedade, ensino, extensão de serviços à comunidade, empreendedorismo, acessibilidade, toda uma gama, enfim, de ações e direcionamentos reveladores de uma instituição que se coloca em meio à comunidade a que serve. Essa é a vocação da Unesp.

Quer saber mais? Repita a pesquisa nos sites buscadores e de notícias. Depois, rejubile-se por estar buscando formação numa universidade que o conduzirá não apenas à habilitação profissional, mas à formação de uma ampla mentalidade de cidadania, de justiça social e solidariedade humana.