Arquivo de 20 de fevereiro de 2013

Matrícula para o futuro plus

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Ao matricular-se num dos cursos da Unesp ao qual se classificou, você tem consciência de que realmente mereceu a vaga e estudará numa das mais conceituadas universidades públicas do Brasil para tornar-se, após a formatura, aquele profissional cuja imagem já vem cultivando há muitos anos. Você pensa, por isso, em dedicar-se ao curso cada dia dos anos que serão necessários para obter seu diploma. Certo? Certíssimo.

Falta algo a observar, porém, especialmente para o caso da Unesp. Esta não é apenas uma das mais conceituadas universidades do país, cujos diplomas, por si sós, representam um atestado de competência àquele que os apresenta para instalar-se como profissional autônomo ou para solicitar estágio ou emprego em grandes empresas e instituições; a Unesp é, sobretudo, uma das mais dinâmicas universidades do país, e esse dinamismo nasceu de sua própria história, que sempre foi uma história de lutas contra numerosos problemas que teve de enfrentar desde 1976, quando foi fundada, até os dias atuais. Um desses problemas foi justamente certo preconceito de parte da comunidade de que uma universidade tão nova pudesse atingir os níveis de qualidade de suas coirmãs. Aquilo que a alguns parecia impossível, porém, logo se revelou uma conquista concreta. De certo modo, a Unesp teve de manipular a Teoria da Relatividade e encurtar o tempo, obtendo crescimento e desenvolvimento com altíssima qualidade em apenas trinta e sete anos de vida, a ponto de se tornar uma das maiores e melhores referências em termos de pesquisa e ensino universitário no país.

Tudo isso foi possível porque os dirigentes da Unesp, seus professores e pesquisadores, seus estudantes e servidores foram tomados por um espírito de dinamismo e realização que a conduziu rapidamente ao patamar em que se encontra hoje. É esse espírito de dinamismo e realização que você incorporará tão logo passe a assistir às suas primeiras aulas. A Unesp lhe dirá, com seu passado e seu presente, que não basta apenas ser, é preciso ser mais do que uma boa universidade, é preciso ser ótima, excelente, e você estará deduzindo, para si mesmo, que não basta ser apenas um bom profissional, é preciso formar-se de modo a ingressar no mercado de trabalho levando dos bancos acadêmicos não apenas os conhecimentos específicos e técnicos da profissão e o desejo de sucesso individual, mas a formação cidadã, a visão de mundo que torna um homem dinâmico nas ações e mais dinâmico ainda na interação com a sociedade, da qual até agora foi beneficiário e à qual deve prestar a sua  contribuição.

Este é o plus ultra que caracteriza o espírito da Unesp e passa a fazer parte também do espírito daqueles que nela se formam. Em breve você ganhará certeza disso.