Arquivo de 25 de outubro de 2012

Unesp: Um Vestibular bastante concorrido

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Terminadas as inscrições para o vestibular 2013 da Unesp, verifica-se o que vem ocorrendo com constância há muitos anos: o aumento do interesse dos candidatos pela universidade pública que mais cresce, tanto em número de vagas oferecidas, como em número de unidades disseminadas por todo o território do estado de São Paulo. No vestibular de 2012, houve a inscrição de 91.884 candidatos, número altamente expressivo; agora em 2013, as inscrições passaram para 94.350, com um incremento de 2,68% em relação ao ano anterior. E é muito provável que em um ou dois anos as inscrições ultrapassem o número de cem mil candidatos.

A história da Unesp é, realmente, a história de uma universidade que, desde seus primeiros momentos, em 1976, voltou-se para o interesse dos estudantes de todas as regiões do Estado em fazer graduação em universidade pública. O crescimento dos cursos, tanto em quantidade como em qualidade, logo chamou atenção dos jovens do país inteiro, que passaram a ver em nossa universidade uma de suas principais opções. Não há outra razão para o fato de os vestibulares da Unesp, além das cidades paulistas, serem realizados também em Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande e Curitiba: com isso, candidatos de outras partes do país têm mais facilidade de locomoção para o dia das provas. No estado de São Paulo, são 35 as cidades em que se realizam as provas da primeira fase. Estes dados, por si sós, revelam a altíssima dimensão atingida pelo Vestibular Unesp, cuja aplicação exige uma complexa operação de logística da Vunesp, a fim de que tudo transcorra normalmente para os candidatos realizarem suas provas em condições ideais e poderem obter suas vagas em uma das unidades que a Unesp possui em Araçatuba (155 vagas), Araraquara (855), Assis (405), Bauru (1.045), Botucatu (550), Dracena (40), Franca (400), Guaratinguetá (310), Ilha Solteira (270), Itapeva (40), Jaboticabal (280), Marília (475), Ourinhos (45), Presidente Prudente (640), Registro (40), Rio Claro (490), Rosana (40), São José do Rio Preto (460), São José dos Campos (120), São Paulo (154), São Vicente (80), Tupã (80) e agora, a partir deste vestibular, também em São João da Boa Vista (40).

Em termos gerais, dividindo-se o número de candidatos (94.350) pelo de vagas (7.014), a concorrência é de 13,5 candidatos por vaga. Ocorre que a procura por alguns cursos é mais intensa, de sorte que em cada um essa relação apresenta resultado particular. Deste modo, para o curso de Medicina (Botucatu) são 185,3 candidatos por vaga; Direito (Franca), 63,8 candidatos por vaga; Química (Araraquara), 57,8; Arquitetura e Urbanismo (Bauru), 48,4; Engenharia (Bauru), 45. Essas diferenças de procura por cursos, todavia, não devem ser consideradas além de seu significado real, que resulta do próprio interesse vocacional dos candidatos aliado a seu julgamento das possibilidades profissionais de tais cursos. Na verdade, a experiência universitária ensina que todos os cursos oferecidos pela universidade têm grande potencial, dependendo o maior ou menor sucesso profissional futuro da dedicação dos estudantes ao longo de cada curso, bem como do empenho e determinação que venham a assumir desde o início das profissões em que se formarem. Um bom profissional faz sucesso sempre, independentemente do campo que tenha escolhido para seu trabalho.

É com base na própria demanda que a Unesp está oferecendo, a partir de seu vestibular 2013, mais cursos novos: Ciências Biológicas, em São Vicente, Engenharia Agronômica, em Dracena, Engenharia Ambiental, em São José dos Campos, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, em Araraquara, Engenharia de Pesca, em Registro, Engenharia de Telecomunicações, em São João da Boa Vista, Engenharia Química, em Araraquara e Meteorologia, em Bauru. A primeira fase das provas ocorrerá no dia 18 de novembro; a segunda, nos dias 16 e 17 de dezembro.

É a Unesp buscando aumentar e diversificar cada vez mais suas dimensões geográficas, suas unidades em diferentes municípios, seus cursos e, sobretudo, o número de vagas, para atender os estudantes de todo o Brasil.

Bem-vindo ao vestibular! Bem-vindo à Unesp!