Arquivo de 1 de novembro de 2011

A hora é agora! E é de todos nós!

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Aproximando-se o momento de fazer as provas da primeira fase do Vestibular Unesp, você deve assumir uma atitude positiva: o dever está cumprido, tudo foi feito para chegar a este ponto, sua família lhe deu todo o apoio material e espiritual, você fez o máximo esforço; agora é caprichar na atenção e na execução.

Nesses momentos, um vestibulando pode experimentar um forte sentimento de solidão, como se estivesse num mundo estranho e absolutamente isolado para enfrentar a batalha final. Tudo depende dele e apenas dele. Na verdade, esse sentimento não tem tanta justificativa assim. Um vestibular é um processo coletivo, não apenas pelos milhares de candidatos que estarão, no mesmo dia e na mesma hora, respondendo as mesmas questões, mas também pelas milhares de pessoas da Universidade que, de uma forma ou de outra, estão envolvidas na regulamentação, planejamento, elaboração, aplicação e correção das provas.

Assim entendido, um vestibular é um congraçamento, um ritual que marca o momento mais solene da instituição: a Universidade abre suas portas para acolher os novos alunos, aqueles que passarão muitos anos nos bancos acadêmicos, nas salas de aula, nos laboratórios, nas bibliotecas, adquirindo formação para, no futuro, agir e interagir na sociedade, quer como profissionais, quer como cidadãos.

Você, portanto, não estará solitário no momento do exame. Toda a Universidade trabalhou para que você chegasse a este momento e torce por você. Por trás da organização que você começou a conhecer a partir do momento da inscrição e continuará conhecendo a cada dia das provas estão pessoas que usaram toda a competência e responsabilidade para criar as condições e o ambiente em que você prestará os exames. Bem antes disso, a Universidade mobilizou seus especialistas para planejar o regulamento e elaborar as provas de modo a serem capazes de selecionar os candidatos com justeza. Cada questão que você responde foi planejada, elaborada, analisada e revista com muito cuidado, para evitar qualquer empecilho durante a resolução. A filosofia dos elaboradores não é a de criar questões irrespondíveis, mas a de apresentar questões que os candidatos razoavelmente preparados possam responder com segurança dentro do período de tempo programado.

Pense, assim, que você não está sozinho, participa de um momento único, coletivo, programado pela Universidade para que você consiga demonstrar que tem plenas condições de assegurar a vaga pretendida. A hora é sua e de sua família. A hora é nossa. Todos estamos com você.

Boas provas.