Archive for June, 2011

Vestibular: 40% dos matriculados na Unesp são egressos da rede pública

Wednesday, June 15th, 2011

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) matriculou, em 2011, 2.625 candidatos oriundos de escolas públicas, dado que representa 40,3% do total de 6.507 matrículas realizadas até maio, quando foi encerrado o processo de ingresso por meio do Vestibular 2011.

Houve aumento em comparação com o índice obtido no ano passado, quando 2.320 dos matriculados vinham de escolas públicas, o que significa 36,1% das 6.429 matrículas realizadas naquele ano. Segundo a professora Tânia Cristina Arantes Macedo de Azevedo, diretora acadêmica da Fundação Vunesp, “grande parte do resultado pode ser associada ao empenho da Unesp em contribuir com a melhoria da educação básica pública de uma forma geral. A Universidade busca os melhores alunos, aqueles comprometidos com o trabalho escolar, pois acredita que a universidade pública deve formar o aluno não só para o mundo do trabalho, mas como uma liderança da gestão política, tecnológica e social”.

A Unesp ampliou a equipe de professores para realizar visitas às escolas estaduais. Se no Vestibular 2010 foram atendidos 277.688 concluintes do ensino médio, o número passou para 383.116 na divulgação do exame para ingresso em 2011.

Os alunos de escolas públicas paulistas ganham subsídio de 75% no valor da taxa de inscrição (até o Vestibular 2010, eram oferecidas duas isenções para cada sala de último ano de ensino médio das escolas da Secretaria da Educação do Estado). “O projeto de inclusão de alunos de baixa renda abrange oferta de mais de 6 mil isenções para carentes e redução na taxa de inscrição para formandos da Secretaria da Educação e também do Centro Paula Souza”, afirma Tânia.

Além disso, a Unesp “concede bolsas para melhores alunos de escolas públicas, mantém cursinhos comunitários dentro das unidades da Unesp, formou de mais de 12 mil professores em exercício e adota a proposta curricular do Governo do Estado como programa das provas”, ressalta Tânia.

“O resultado mostra que a Unesp está no caminho certo, pois a Universidade acredita no mérito acadêmico para ingresso no ensino superior público”, finaliza a dirigente da Vunesp.

Para o próximo vestibular, a Unesp já divulgou as datas de provas, com exames em duas fases, sendo a primeira no dia 6 de novembro e a segunda em 18 e 19 de dezembro. O programa de divulgação, com visitas às escolas e distribuição do Guia de Profissões (revista publicada anualmente para distribuição aos concluintes do ensino médio), acontece em agosto.

 

Agronomia, Engenharia Civil e Geografia registram maior aumento de candidatos entre os cursos da Unesp

Wednesday, June 1st, 2011

Entre as opções disponíveis para o meio do ano na Universidade Estadual Paulista (Unesp), as carreiras com maior crescimento no total de candidatos por vaga, em comparação com os dados do ano passado, foram as de Agronomia (79,8%), Engenharia Civil (36,8%) e Geografia (28,1%). Com relação ao total de candidatos do exame, o número de inscritos foi de 9.029 para 12.375, um acréscimo de 37%. Neste ano, a Unesp atingiu o total de 24,3 candidatos por vaga, maior relação da história de seu vestibular. A estatística completa pode ser consultada aqui.

A aplicação da prova da primeira fase está marcada para o dia 12 de junho, nas cidades de Bauru, Campinas, Dracena, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Ourinhos, Registro, São José do Rio Preto, São Paulo e Sorocaba. A consulta de local pode ser vista nos sites da Unesp e da Vunesp.

A segunda fase está prevista para 3 e 4 de julho, nas mesmas cidades de aplicação da primeira, e será realizada para os convocados, inclusive os 600 mais bem classificados entre os treineiros. A nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nas edições 2009 ou 2010, poderá ser utilizada para compor a nota final dos candidatos, cuja divulgação está prevista para 20 de julho.