Archive for January, 2011

Herman Voorwald, Secretário da Educação

Thursday, January 6th, 2011

        A escolha do reitor da Unesp, prof. dr. Herman Jacobus Cornelis Voorwald, para Secretário da Educação do Estado de São Paulo, pelo governador Geraldo Alckmin, é um orgulho para toda a comunidade unespiana. É a primeira vez na história da Universidade que seu reitor é distinguido com um tão alto e destacado cargo público, o que representa o reconhecimento de seu valor como pesquisador e administrador acadêmico, e também o crescente valor da própria Unesp como instituição superior no Estado.

        A Unesp nasceu em 1976 como uma universidade voltada para todo o estado de São Paulo, pois resultou da união de faculdades e institutos isolados de diferentes municípios. Essa vocação se reforçou, ao correr dos anos, com a encampação de outras instituições localizadas no interior, e se consolidou quando, a partir do início deste século, com a participação ativa do prof. Herman Voorwald, a Unesp abraçou todas as regiões do Estado ainda carentes de universidade pública, com a criação das então denominadas unidades diferenciadas, atualmente chamadas câmpus experimentais, cujo destino é, em razão do belo desenvolvimento que apresentam desde seu início, resultado da competência e do esforço de seus administradores e corpo docente, se tornarem também unidades consolidadas.

         O mapa da Universidade, com a localização de suas unidades em todo o Estado, é um prazeroso indicador dessa vocação, processo que ainda não terminou, pois a participação dinâmica da Unesp na UNIVESP, Universidade Virtual do Estado de São Paulo, graças ao grande empenho do professor Herman Voorwald, representa um fantástico incremento desse abraçar da Unesp não apenas a todo o território de nosso Estado, como também a todo o território nacional, com a oferta, desde 2010, de  cursos a distância de Pedagogia que contam com 1350 alunos. O número de cursos e de estudantes desse ensino a distância irá aumentando ao longo dos anos e, seguramente, superará o de estudantes dos cursos presenciais, o que representará para a Unesp e instituições coirmãs um verdadeiro abraço virtual ao próprio país.

        O momento, portanto, é de grande júbilo para todos da Unesp, porque a indicação traduz, inequivocamente, o reconhecimento, pelo poder público, da capacidade  do prof. Herman Voorwald de levar aos ensinos fundamental e médio do estado de São Paulo o mesmo espírito vencedor que fez da Unesp uma das mais produtivas e importantes universidades do país.