Archive for February, 2010

Unesp já matriculou candidatos da lista de espera

Monday, February 22nd, 2010

   A Universidade Estadual Paulista (Unesp) matriculou, em 19 de fevereiro, os candidatos da lista de espera convocados para matrícula. As próximas chamadas para matrícula serão feitas pelas próprias unidades da Unesp, de forma individual, por telegrama ou telefone.
   No ato da matrícula, serão exigidas duas fotos recentes 3X4 e duas cópias autenticadas em cartório ou duas cópias acompanhadas dos originais de cada um dos seguintes documentos: certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente; histórico escolar completo do curso de ensino médio ou equivalente; certidão de nascimento ou casamento; cédula de identidade, Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou protocolo atualizado do RNE; título de eleitor, para brasileiros maiores de 18 anos; Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou protocolo de solicitação e certificado que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para brasileiros maiores de 18 anos, do sexo masculino.

O BlogUnesp

Monday, February 8th, 2010

             Desde meados do ano que passou iniciamos o Blogunesp, procurando o tempo todo estar em contato com candidatos a exames vestibulares e estudantes do ensino médio. A criação do blogue teve como objetivo justamente eliminar o distanciamento entre a instituição Vunesp e os candidatos e estudantes, não apenas para fornecer imediatamente informações sobre inscrições e exames, mas também para orientar com relação à própria natureza dos exames, ao modo como estudar, como preparar-se e à melhor maneira de encarar as situações positivas e as situações negativas que envolvem a disputa de vagas nas universidades.

            Foram muitas as matérias que postamos, e o retorno de estudantes, familiares e professores foi ótimo. Cada mensagem que recebemos é um incentivo a continuarmos, tendo havido mais de um pedido para que não interrompamos o Blogunesp e continuemos durante o ano todo.

            Tem sido, assim, uma experiência magnífica servirmo-nos da facilidade que a tecnologia da comunicação nos oferece para estreitar a relação com os estudantes e com a comunidade em geral. Um blogue é exatamente isso, uma abertura, uma comunicação direta, descontraída, mas séria e sempre bem intencionada, no sentido de se tornar informação útil a quem precisa.

            Pretendemos continuar ao longo do ano fornecendo as informações necessárias, os aconselhamentos, as sugestões sobre métodos e maneiras de estudar e de preparar-se. Nesse caminho, as opiniões dos estudantes, familiares e professores continuarão sendo extremamente importantes para nos apontarem os caminhos de nossas mensagens e dos textos que iremos escrever e postar.

            Já houve quem falasse, em passado recente, que a tecnologia iria tornar o mundo desumano, governado por máquinas e sem qualquer sentimento e solidariedade entre os homens. O que a realidade está mostrando, porém, é exatamente o contrário: a tecnologia da informática e da comunicação está servindo exatamente para o oposto: aproximar as pessoas, aproximar as instituições das pessoas, tornar, enfim, os homens mais preocupados com o auxílio mútuo do que com uma existência materialista e despojada de afetos.

            É exatamente neste sentido que o Blogunesp continuará operando, na busca permanente de um diálogo produtivo e solidário com a comunidade.