Archive for January, 2010

Unesp antecipa divulgação dos convocados da lista de espera

Friday, January 29th, 2010

            A matrícula dos convocados do Vestibular Unesp 2010 será realizada nos dias 8 ou 9 de fevereiro, das 9 às 18 horas (horário de Brasília), na seção de graduação da unidade onde funciona o curso para o qual o candidato foi chamado. Os candidatos constantes da lista de espera deverão declarar interesse por eventual vaga remanescente, no dia 10 de fevereiro, das 9 às 18 horas, na página da Vunesp (www.vunesp.com.br). No dia 12 do mesmo mês, no período da tarde, será divulgada a lista de convocação para matrícula daqueles que declararam interesse (a data foi antecipada do dia 15 para o dia 12, em virtude do feriado do carnaval). Para estes, a matrícula deverá ser realizada no dia 19, das 9 às 18 horas.

            No ato da matrícula, serão exigidas duas fotos recentes 3X4 e duas cópias autenticadas em cartório ou duas cópias acompanhadas dos originais de cada um dos seguintes documentos: certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente; histórico escolar completo do curso de ensino médio ou equivalente; certidão de nascimento ou casamento; cédula de identidade, Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou protocolo atualizado do RNE; título de eleitor, para brasileiros maiores de 18 anos; Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou protocolo de solicitação e certificado que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para brasileiros maiores de 18 anos, do sexo masculino.

Passou? Seja bem-vindo. Não passou? Passará

Friday, January 29th, 2010

            Exatamente no momento em que você já conhece os resultados dos exames vestibulares, este blogue quer manifestar-lhe sinceras felicitações, quer o seu nome conste da lista, quer não conste, porque em ambos os casos você é um vencedor.

            Se seu nome consta da lista, você estará neste momento festejando muito, entre lágrimas e risos, com todos à sua volta participando de sua alegria de, finalmente, haver atingido o objetivo tão sonhado. A festa, de fato, não é apenas sua, mas de toda a sua família, que o apoiou sempre, que lhe facultou todos os meios para poder desenvolver-se e preparar-se para esse triunfo. Preste, assim também, nesse momento de euforia, os merecidos agradecimentos e as merecidas homenagens a seus pais e familiares pelo apoio material e, sobretudo, afetivo, que lhe deram, às vezes à custa de grandes sacrifícios, ao longo de toda a sua vida até o momento da vitória.

            Mas, se seu nome não consta da lista, apesar da primeira sensação de aborrecimento, não se deixe levar pelo desânimo. Analise: você chegou perto e, dependendo do número de matriculados, ainda tem uma chance de ter seu nome na lista de espera. Mas, se mesmo isso não houver ocorrido, acredite que é um vencedor: chegou perto, muito perto. Demonstrou que pode atingir ainda neste ano o objetivo. Então, olhe-se sorridente ao espelho e diga: eu vou conseguir; eu acabei de provar a mim mesmo que posso passar. Passarei. Assim, cumprimente com sinceridade os seus colegas que foram chamados e solidarize-se com os que, como você, quase atingiram o objetivo. E comece a programar-se desde já para, no final do ano, prestar os exames que farão seu nome constar da lista.

            E a você, que foi aprovado neste ano, nossas boas vindas. A Unesp espera muito de você. O país espera muito de você. Ingressar e formar-se em curso superior de universidade pública brasileira não é um ato individual e egocêntrico, mas é um ato coletivo, de grande responsabilidade social. A universidade pública oferece a você ensino gratuito e de alta qualidade, qualquer que seja o curso, de modo que será necessário, no mínimo, corresponder, com seu máximo esforço e determinação a essa grande oportunidade. Temos certeza de que você a mereceu e que aproveitará cada minuto de permanência no câmpus universitário. Você estudará muito e se formará para ter uma vida produtiva, feliz e para ajudar, nesse trajeto, outras pessoas a terem também vidas produtivas e felizes.

Bom 2009, melhor 2010

Wednesday, January 27th, 2010

            O ano que passou foi considerado por todos nós, brasileiros, um período de relativa calmaria. O país não avançou tanto quanto esperava, mas também não desandou como outros, que ainda não conseguiram sair bem da crise de 2008. Este fato foi reconhecido por grandes organismos internacionais, que elogiaram a situação de estabilidade econômica e política brasileira.

            Na educação, muitas coisas aconteceram de positivo, tal como o aumento da oferta de vagas no ensino superior, a criação de novas universidades públicas no âmbito federal, a criação da Univesp, no âmbito estadual, e os debates permanentes em torno da melhor forma de aproveitar as novas tecnologias da comunicação para o ensino em geral. O mundo está caminhando rapidamente, os últimos dez anos de evolução tecnológica foram fantásticos, de modo que tudo isso tem de ser aproveitado para a educação em todos os seus níveis. As universidades públicas, neste sentido, têm grande responsabilidade em apontar os caminhos para essa utilização.

            A Unesp, que vem aumentando progressivamente sua oferta de vagas ao longo dos anos, neste ano tomou a decisão difícil de inovar em seu sistema de exames vestibulares. Difícil, porque tais exames sempre foram considerados entre os melhores do país, de modo que uma alteração de porte, se não conduzida adequadamente, poderia ter resultado adverso. Em vez de uma, os vestibulares passaram a ter duas fases, ambas focalizando o conteúdo proposto pelos Pârametros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e a Proposta Curricular do Estado de São Paulo. Com esse novo formato, mais abrangente e profundo, foi renovada a concepção dos exames e se obteve maior relação entre as disciplinas das áreas, bem como um maior foco no ambiente cultural contemporâneo. Reforçou-se, assim, a interdisciplinaridade, que já era uma das características de tais exames, e a multidisciplinaridade. A ciência moderna e o ensino universitário têm foco nesses dois fundamentos.

            A ótima recepção que teve o novo vestibular da Unesp, nas duas fases, tanto pela opinião dos alunos, como também dos educadores, criou um incentivo bastante grande para que continuemos nessa nova linha e busquemos permanentemente o aperfeiçoamento. Assim, poderão ser selecionados cada vez com maior eficácia os candidatos segundo o perfil buscado pela universidade, de alunos aplicados, que aproveitaram bem os ensinos fundamental e médio, tendo desenvolvido hábitos de leitura, de redação de textos, estudantes, enfim, “ligados” nos problemas contemporâneos, interessados em atividades científicas, artísticas, educacionais, profissionais, portadores de espírito crítico e com desenvolvida consciência de cidadania.

            Estudantes deste porte farão realmente a diferença para o futuro de nosso país.

Unesp é primeira a receber nota do Enem

Thursday, January 21st, 2010

            As notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pelos candidatos do Vestibular 2010 da Universidade Estadual Paulista (Unesp) já estão com a Fundação Vunesp, responsável pela realização do exame. A Universidade é a primeira a receber a nota da avaliação e poderá desta forma processar o resultado e divulgá-lo em 29 de janeiro, seguindo o calendário divulgado no primeiro semestre de 2009.

            O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) entregou no dia 20 de janeiro, conforme acordo firmado com a Vunesp, o resultado obtido pelos candidatos da Unesp nas questões objetivas (de múltipla escolha) do Enem. O exame representa 10% da nota final dos candidatos para 139 cursos sem provas de habilidades. Para os 14 cursos com provas de habilidades, o Enem significa 6,66% da pontuação total da seleção.

            Após a divulgação dos resultados, nos sites da Unesp (www.unesp.br) e da Vunesp (www.vunesp.com.br), os 6.394 convocados deverão realizar matrícula nos dias 8 e 9 de fevereiro, das 9 às 18 horas, na unidade onde é oferecido o curso para o qual se inscreveram. No dia 10 do mesmo mês, os candidatos da lista de espera deverão confirmar, no site da Vunesp, interesse por eventual vaga remanescente. A lista de convocação para matrícula destes candidatos será divulgada no dia 15, e eles deverão comparecer para preencher vaga no dia 19, também das 9 às 18 horas.

Dever comprido… Dever cumprido.

Friday, January 15th, 2010

            Muito próximo de receber as relações de aprovados na segunda fase dos exames vestibulares que você fez, certamente a tensão é muito grande. As festas de Natal e Ano Novo amenizaram um pouco suas preocupações, mas agora tudo aponta para o momento dos resultados.

            Não adianta dizer, neste momento, coisas como “Acalme-se! Fique tranquilo!”, etc., etc., porque o período é de tensão mesmo. É um ponto de chegada. É o resultado de todo um esforço de muitos anos, se você é do tipo superestudioso, ou de um esforço enorme no último ano, se você não conseguiu dar tudo o que podia nos anos anteriores.

            O que se pode dizer, com certeza, é que, qualquer que seja o resultado, você cumpriu o seu dever. Fazendo um trocadilho, você cumpriu um dever comprido, mas bota comprido nisso: foram anos a fio em que tudo o que se falava em casa e na escola era vestibular, nada mais nada menos que vestibular, e sempre com a mesma toada: quem se esforça muito passa, quem relaxa fracassa. Na verdade, sabemos que não é bem assim. A concorrência nos exames vestibulares, sobretudo nas universidades públicas, é muito grande, de sorte que para ingressar em muitos cursos o esforço tem de ser realmente gigantesco, descomunal, e muitos candidatos bons têm de se esforçar mais um ano para atingir seus objetivos.

            Você enfrentou tudo isso, todas essas expectativas, todas essas ameaças, todas essas dificuldades e, suponhamos, finalmente receberá a aprovação merecida. Dever cumprido com sucesso. A festa será grande, em casa, na escola, nas casas de outros colegas que também foram aprovados. Até o início das aulas será uma euforia só, todos os dias, todos os minutos. Uma merecida euforia.

             No meio de toda essa alegria, porém, ponha um pouquinho de preocupação também com o futuro, pensando assim: foi ultrapassado um grande obstáculo, mas a corrida não terminou, há muito percurso ainda por fazer, com obstáculos até maiores. Comece a pensar nisso. Comece a pensar que o curso universitário, apesar de todo o charme, apesar de todo o glamur, será um trajeto até mais difícil do que o que você percorreu até agora, simplesmente porque, de modo definitivo, nele você construirá sua personalidade profissional e, quando sair, após quatro, cinco ou mais anos, não sairá para outra escola, mas para um emprego na iniciativa privada, para um cargo em órgão público, para o trabalho como autônomo ou como empresário. E ali será você por você procurando por seu próprio espaço na vida e no mundo.

            Por isso, ao ingressar no seu curso universitário, merecidamente, alegre-se, festeje, mas procure manter ativos o entusiasmo, a garra e a determinação para enfrentar as próximas etapas. Se durante os últimos anos estas virtudes o levaram a obter hoje a sua vaga, nos próximos elas o levarão a traçar o perfil e o projeto de toda a sua vida futura.