Arquivo de 19 de outubro de 2009

Prova de Habilidades – Arquitetura e Urbanismo

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

A prova de habilidades para o curso de Arquitetura e Urbanismo do Campus de Bauru do vestibular da UNESP 2010 foi elaborada a partir das orientações curriculares previstas pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e adotada pela Rede Estadual de Ensino como um todo. Portanto, os conteúdos possíveis de serem explorados foram abordados nas disciplinas de artes durante a realização do ensino fundamental e do ensino médio.

Este ano, os candidatos deverão, demonstrar por meio da expressão gráfica o seu potencial de interpretação, reflexão e criação, explorando temas atuais, instigantes e amplamente divulgados nos meios de comunicação. A prova de habilidades da UNESP permitirá ao candidato demonstrar conhecimento de conteúdos tais como: luz, sombra, cores, formas, textura, composição, diagramação, entre outros.

A primeira parte da prova, com duração de duas horas, irá explorar a capacidade gráfica dos candidatos mediante a elaboração de um desenho de observação, nesta etapa os candidatos somente poderão utilizar lápis preto ou grafite integral, papel canson e borracha. A segunda parte, também com duração de duas horas, priorizará a reflexão e a criatividade, entretanto, a técnica a ser utilizada deverá ser lápis de cor sobre papel canson. Os candidatos deverão trazer para prova somente lápis preto ou grafite integral, lápis de cor e borracha macia. Os demais materiais serão fornecidos pela VUNESP.

Sempre é oportuno enfatizar que a prova de habilidades da UNESP permitirá aos candidatos demonstrar suas competências e habilidades extraídas do cotidiano e/ou vivenciadas nas escolas de Educação Básica. Espera-se que os candidatos expressem, por intermédio do desenho, um olhar mais apurado, atento, sensível, singular e poético.

Enfim, os desenhos elaborados pelos candidatos irão revelar, não só os conhecimentos técnicos, mas também os aspectos cognitivos e as conexões estabelecidas durante o processo de criação.